Isapa

História

Tudo começou com a chegada ao Brasil do Sr. Abramo Douek. Em 1956, ele veio ao país com pouco dinheiro e muitos sonhos promissores. Trouxe consigo apenas a família, sua maior riqueza. O Sr. Abramo via no país a oportunidade de realizar seus projetos de trabalho e conquistar a tão desejada prosperidade. Descendente de comerciantes, ele tinha nas veias o dom para as vendas. No final da década de 50 começou a atuar no setor de bicicletas. Foi a partir daí que pode provar sua competência como homem de negócios. Aos poucos estabeleceu contato com os principais fabricantes nacionais. Até que em setembro de 1962, contando com uma vasta experiência, fundou a Isapa - nome nasceu das iniciais de seus dois primeiros filhos, Isacco e Paula.
No início, trabalhava com empresas como a Metalúrgica Duque e a Monark. O escritório ficava numa pequena casa localizada na região central de São Paulo. O Sr. Abramo começou a batalhar sozinho, comprando os componentes, e viajando pelo estado de São Paulo, sempre com uma kombi, sua fiel escudeira. Ele próprio tirava os pedidos, embalava as mercadorias, e fazia as entregas. Toda semana a mesma rotina.

Uma luta constante em prol de seus anseios e em busca de uma vida mais confortável. Depois de dois anos neste árduo ritmo de trabalho, finalmente contratou o primeiro funcionário e a Isapa acelerou para percorrer o caminho do crescimento.
Com a expansão das vendas, a casa ficou pequena, e a empresa mudou-se para um galpão de 200m² na rua Lavradio, no bairro da Barra Funda – SP. Depois disso houve uma nova transferência para um local ainda mais amplo. “A empresa começou a crescer, passamos a ter representantes em todo o país. Em 1974, ganhamos um novo impulso com a entrada do meu filho (Isacco), e também com a contratação de Antônio Momoli para o comando da equipe de vendas. Dois anos depois, estávamos informatizando toda a empresa”. Revelou o Sr. Abramo.
A Isapa mudou-se para um prédio de 4mil m², onde ficavam concentradas as áreas de vendas, administração, amplos depósitos e a diretoria. Desde 94, a Isapa mantinha um depósito de cerca de 3.500m², mas como esse espaço tornou-se insuficiente com o crescimento gradual da empresa, após um namoro antigo, a Isapa instalou, no prédio anexo um novo e moderno depósito com mais de 5mil m², totalizando 9mil m², para realmente atender todas as necessidades da distribuidora.
Após várias mudanças de endereço por conta do crescimento da empresa e de seus funcionários, foi agregada em 1998 uma nova divisão para atuar no mercado de autopeças. Os primeiros produtos comercializados foram amortecedores e caixa de direção. Desde então foram agregados novos produtos, tornando o catálogo de autopeças o mais completo dos importadores.
A Isapa aplica a filosofia de sempre investir em pessoal e com isso garante a eficiência de seus departamentos.

Manter a harmonia de trabalho em uma empresa com mais de 500 colaboradores (entre diretos e indiretos) parece uma missão impossível. Mas a Isapa, que sempre prezou pela máxima valorização dos seus funcionários, consegue manter um ambiente de trabalho saudável e bastante produtivo em todos os seus departamentos. Essa união coletiva, em prol do desenvolvimento da empresa, é benéfica para ambas as partes. O funcionário sente-se realizado com seu trabalho e a produção geral alcança índices satisfatórios.
A Isapa foi a empresa pioneira em implantar um sistema gratuito de televendas, e hoje colhe bons resultados. Uma equipe bem treinada para realizar o trabalho interno de vendas é uma das maiores necessidades de uma empresa de grande porte como a Isapa. E foi pensando justamente em manter um departamento comercial eficiente, que ela investiu muito na composição de uma equipe que reunisse características como: determinação, persistência e ímpeto de evoluir junto com a empresa.
Outro fator importante é a grande quantidade de peças e componentes disponíveis no depósito da empresa. Apesar da ampla diversificação de produtos importados, a Isapa nunca se esqueceu dos fabricantes nacionais.
Como se percebe, a Isapa é uma empresa muito bem estruturada, e todo o seu planejamento baseia-se em oferecer bons serviços e bons produtos. A ascensão da Isapa nestas últimas décadas tem uma lógica: trabalho, muito trabalho. Essa é a melhor receita para solidificar uma empresa. Toda essa preocupação em manter seus funcionários num ambiente positivo de trabalho e manter o nível de suas atividades como atacadista resulta em perspectivas de crescimento no mercado de bicicletas. “Uma grande empresa se faz com trabalho árduo. Nós conquistamos as coisas no dia-a-dia, com muito sacrifício. E nunca podemos pensar com desânimo. É preciso renovar as forças e seguir em frente’’ analisou Sr. Abramo Douek.

A empresa tem representantes em todo o território nacional. Para reciclagem das metodologias de trabalho e discussão de novas decisões da empresa, a equipe de vendas da Isapa se reúne anualmente para a convenção Isapa. Um encontro de vendas que se iniciou em 1975, e após isso as convenções se tornaram uma prática comum do mercado. A convenção tem o objetivo de motivar toda a equipe de vendas, e consequentemente, todo o mercado.

Em 2007 foi inaugurado um novo centro de distribuição da Isapa, localizado no bairro da Vila Leopoldina – SP. Além disso, conta com um sistema moderno para gestão da produção e controle de armazenagem do estoque. No ano de 2010, devido a entrada da Substituição Tributária para peças de bicicletas no estado de SP, a Isapa foi obrigada a abrir um novo Centro de Distribuição em Vitória ‘’Devido as novas leis estaduais, fomos obrigados pelo governo a mudar grande parte da nossa operação para o ES’’ Explica Isacco. Já em 2014 foi inaugurado novo centro de distribuição em Itajaí-SC para atender aos clientes do sul do Brasil.


Entre todos os depósitos (São Paulo, Vitória e Itajaí) a Isapa conta com 30 mil metros quadrados e 37 mil posições Palets.

A história da Isapa é uma lição de força de vontade, mostrando a garra de um homem para derrubar obstáculos e construir algo produtivo. A Família Douek conseguiu ao longo dos anos o que tanto queriam: fazer da Isapa uma empresa sólida, ética e honesta.

Parabéns a Isapa! 54 anos de muito trabalho e sucesso.

TUDO COMEÇOU COM A CHEGADA AO BRASIL DO SR. ABRAMO DOUEK

Em 1956, ele veio ao país com pouco dinheiro e muitos sonhos promissores.

Trouxe consigo apenas a família, sua maior riqueza. O Sr. Abramo via no país a oportunidade de realizar seus projetos de trabalho e conquistar a tão desejada prosperidade. Descendente de comerciantes, ele tinha nas veias o dom para as vendas. No final da década de 50 começou a atuar no setor de bicicletas.

Saiba mais >>