Teste de pneu independente: Scorpion XC RH, o modelo de MTB mais rápido da Pirelli, segundo quem mais entende do assunto
13 de fevereiro de 2026
Avaliado pelo renomado site Bicycle Rolling Resistance, modelo fabricado na Itália é um dos mais rápidos do mundo, com qualidade comprovadamente diferenciada
Há pouco mais de um ano, a Pirelli migrou a produção de seus pneus de bicicleta de altíssimo desempenho para sua nova fábrica na Itália. Com isso, sua mais alta gama de modelos para mountain biking e estrada ganharam ainda mais qualidade. Os resultados foram comprovados por um teste de pneu independentes realizado por uma das maiores autoridades no tema: o site Bicycle Rolling Resistance.
De acordo com o teste de pneu do Scorpion XC RH, “este modelo da Pirelli representa um lançamento importante para a marca. Quem já acompanha nosso site há algum tempo sabe que os pneus Pirelli fabricados na Itália costumam entregar um salto significativo de desempenho em relação às gerações anteriores, que muitas vezes eram produzidas em fábricas terceirizadas, seguindo as especificações da marca”.
O que diz o teste de pneu com o Scorpion XC RH
A resistência contra o rolamento - ou seja, o quanto de energia o pneu “rouba” enquanto gira sobre o terreno - é um dos predicados mais importantes em um pneu de competição. Afinal, o ciclista tem uma quantidade limitada de energia e, quanto menos o pneu consumir, maiores são as chances de vitória.
Com isso em mente, a Pirelli desenvolveu uma série de tecnologias importantes para o novo Scorpion XC RH. Começando pelo composto de borracha Race, desenvolvida nos laboratórios de esporte a motor da marca, passando pelas carcaças Lite, totalmente focadas no baixo peso, e chegando à ProWALL, com camada de proteção contra cortes nas laterais.
“Testamos a versão com carcaça Lite e, combinada aos cravos centrais mais baixos do novo desenho XC RH, ela entrega simplesmente o pneu de mountain bike mais rápido, sem discussão, que a Pirelli já produziu”, relata o teste de pneu do Bicycle Rolling Resistance sobre o modelo.
Exigindo apenas 16.7 watts para manter-se rolando a quase 30Km/h, o Scorpion XC RH é realmente rápido: posiciona-se no Top-5 dos pneus mais velozes do mundo. Vale destacar que, na maioria dos casos, ele foi superado apenas por pneus quase sem cravos, que normalmente oferecem muito menos aderência e proteção contra furos.
Muito mais do que um pneu veloz
Para montar a equação de um pneu de mountain bike vencedor, a baixa resistência ao rolamento é só uma parte da conta. Afinal, não adianta ser rápido se o atleta sofrer um furo ou levar um tombo por falta de aderência - e é justamente aí que o Scorpion XC RH se destaca ainda mais.
Segundo o teste de pneu do Bicycle Rolling Resistance, o modelo oferece 35 pontos de resistência contra perfurações na banda de rodagem, o que o coloca como o mais resistente na comparação com os cinco pneus mais rápidos de sua categoria.
Com cravos mais altos nas laterais e mais baixos no centro, ele também é um dos que oferece maior aderência no molhado, o que garante que o piloto tenha confiança no equipamento, independente da condição climática.
Teste de pneu - conclusão
Com tantos predicados positivos, o Scorpion XC RH recebeu nota 5/5, a máxima na avaliação, além de maior recomendação de compra.
Com o teste de pneu, o site conclui que o Scorpion XC RH combina baixa resistência ao rolamento com boa aderência em piso molhado e uma proteção efetiva contra perfurações. O que comprova que ele é uma opção séria para quem busca um pneu leve e eficiente para uso cross country, capaz de encarar competições de altíssimo nível.
Por último, mas não menos importante, a linha de pneus de bicicleta da Pirelli é importada e distribuída no Brasil pela Isapa, o que, por si só, já representa uma grande vantagem para o consumidor brasileiro.
Afinal, só a maior importadora do mercado de bikes consegue oferecer o respaldo e a estrutura que um produto desse porte merece. Para mais informações, acesse o site da Pirelli.