Quais os pneus indicados para fazer o próximo upgrade na sua mountain bike?

16 de julho de 2019

Conheça três modelos de pneus para diminuir o peso da bike, incrementar a performance e deixar a sua bicicleta melhor do que ela já é.

Quem pratica cross country está sempre pensando em um upgrade para a bike. Entre todos os incrementos possíveis, um deles é fundamental: os pneus. Afinal, são o contato direto do ciclista com o chão.

A Kenda possui laboratórios de tecnologia completos, com profissionais capacitados e pilotos de testes para produzir o melhor pneu para os apaixonados por mountain bike. Em parceria com a Kenda, vamos apresentar 3 modelos para dar um up na sua bike:

Gilberto Alves, analista de produtos da Isapa (distribuidora oficial da Kenda no Brasil), explica:

“Antes de tudo é preciso saber qual o seu objetivo e qual a sua utilização da bike. Não adianta você comprar um pneu específico para trilhas, se você pedala muito mais em estradões, por exemplo”.

Para quem não sabe, estradão são vias de terra, encontradas de norte a sul do Brasil, onde as bikes dividem espaço com carros, cavalos e outros meios de transporte.

As trilhas e single tracks são trechos mais fechados, em terrenos acidentados, onde só passa uma bike por vez.

1 - O pneu ideal para quem pedala de 80% a 90% em estradão: Tubeless Kenda Saber Pro

A maioria dos mountain bikers brasileiros pedalam em estradões e precisam de um pneu que diminua o peso da bike para melhorar a performance. Nesses casos, o pneu Tubeless Kenda Saber Pro é uma excelente opção, por ser bastante leve, com apenas 535 gramas.

Projetado para ser o pneu mais rápido e mais leve do mercado, ele é o primeiro na nova geração de pneus de cross country da Kenda. Desenvolvido com a tecnologia do composto de borracha R3C, exclusiva para pneus de alta performance.

“Este pneu é o ideal para quem quer derrubar o peso da bike. Além disso, vai trazer muitas vantagens na hora do pedal: aumenta incrivelmente a rolagem da bicicleta, proporciona uma pedalada mais solta e tem uma aderência muito boa no solo”, explica Gilberto.

Com lateral em kevlar e preparado para a tecnologia tubeless, o Tubeless Kenda Saber Pro possui cravos mais baixos na rolagem central e mais altos na lateral, permitindo uma tração na medida certa, deixando o centro livre para rodar. A calibragem indicada pela Kenda é de 30 PSI.

Distribuído pela Isapa no Brasil, ele está disponível nas medidas 27,5”x2.2 e 29”x2.2.

2 - O pneu ideal para quem pedala 60% a 70% em estradão: Booster

Para quem quer um pneu com um pouco mais de aderência e tração, mas não quer perder muito em rolagem, a Kenda tem o Booster. Além de ser uma das melhores opções para estradões, vai muito bem nas trilhas técnicas e circuitos de XCO – com muitas frenagens e subidas curtas e rápidas.

O Booster pesa 604 gramas e está disponível na medida 29”x2.2. Na edição especial de lançamento o kit vem com o pneu, mais um tubo de selante Kenda (fabricação da Notubes), fita de conversão e bico para tubeless.

3 - O pneu ideal para quem pedala 50% em estradão e 50% em trilha: Honey Badger XC Pro

Com cravos mais espaçados e mais altos em comparação ao Saber, o Honey Badger XC Pro é ideal para quem pedala metade do tempo em trilhas e single tracks. Essa diferença nos cravos mais altos, permite que ele penetre melhor no solo, garantindo performance superior em trechos técnicos e acidentados.

Este pneu foi desenvolvido para ser agressivo o suficiente em solos com barro e lama, rodar suavemente em terrenos rochosos e encarar todas as situações.

“Até existem pneus um pouco mais leves no mercado, mas eles são muito específicos para um tipo de terreno ou outro. Ou são muito frágeis para encarar terrenos um pouco mais acidentados. O Honey Badger é leve o suficiente para tirar peso da bicicleta e preparado para qualquer terreno dentro do cross country”, complementa Gilberto.

O Honey Badger é produzido com dois tipos de compostos diferentes, a tecnologia Dual Tread Compound: composto mais duro na banda de rolagem e um mais macio nas laterais, combinando proteção contra furos, baixa resistência à rolagem e tração nas curvas.