Modelos, compostos e siglas: o guia de pneus Pirelli para mountain bike
09 de outubro de 2023
Seja no enduro, no trail, no XC ou nas elétricas, fabricante oferece ampla gama de produtos e diversas tecnologias, com importação e distribuição Isapa em todo o país
A Pirelli, uma das mais tradicionais fabricantes de pneus do mundo, recentemente escolheu a Isapa como distribuidora exclusiva no Brasil, para sua linha de pneus de alto rendimento para bicicleta. No guia a seguir, você conhece mais detalhes de todos os pneus para mountain bike que a marca oferece para o mercado nacional.
Além disso, você também fica por dentro das principais tecnologias do fabricante, e também o uso indicado de cada um de seus modelos.
Confira.
Como funciona a nomenclatura
Antes de mais nada, toda a gama de produtos Pirelli para MTB carregam o icônico nome Scorpion.
Dentro da linha Scorpion, existem dezenas de versões, indicadas para diferentes modalidades, terrenos, condições climáticas e estilos de pilotagem.
Após o nome Scorpion, você sempre encontrará um nome ou sigla que se refere-se à modalidade para a qual aquele modelo é indicado.
- Scorpion XC – Pneus indicados para Cross Country (XC)
- Scorpion Trail – Pneus indicados para Trail riding
- Scorpion Enduro – Pneus indicados para Enduro
- Scorpion Race Enduro – Pneus indicados para Enduro competitivo
- Scorpion E-MTB – Pneus indicados para uso em bicicletas elétricas (E-MTB)
- Scorpion Race DH – Pneus indicados para Downhill competitivo (DH)
Letras na lateral do pneu. O que elas querem dizer?
Após a referência à modalidade indicada, a Pirelli usa letras e siglas para sugerir o tipo de terreno e/ou condição climática.
H - Significa Hard, que em inglês quer dizer duro. Pneus com esta letra são indicados para terra batida e terrenos mais compactados.
M – Significa Mixed, que indica um pneu mais versátil, criado para condições mistas e terrenos variados, com bom funcionamento no seco e no molhado, para treinos e competições.
RC - Pneus indicados para competições, com altíssimo desempenho, criados em parceria com os atletas patrocinados pela Pirelli e adequados para quem deseja velocidade acima de tudo.
S – Significa Soft, macio em inglês, com cravos mais altos e espaçados, indicados para terrenos soltos e macios, seja na lama ou na areia - é um pneus para quem treina e compete em situações mais extremas.
R – Rear significa traseiro em inglês, e indica pneus criados para serem utilizados na roda traseira da bike. Via de regra, seja no XC ou no enduro, são pneus desenvolvidos para oferecer muita tração em subidas e acelerações, grande poder de frenagem e durabilidade elevada.
T – De Traction, indica pneus de altíssima Tração, seja nas curvas, acelerações ou frenagens. Exclusivo das linhas voltadas para modalidades de gravidade e pilotagens agressivas, como Enduro e Downhill competitivos.
Tecnologias de carcaça para MTB Pirelli
Após a indicação de terreno e condição climática, a Pirelli indica o tipo de construção do pneu.
A carcaça define a estrutura do pneu, seu peso, maleabilidade, e resistência a rasgos e furos.
ProWALL – AProWALL consiste em uma camada extra de nylon aplicada nas paredes laterais do pneu. Modelos equipados com esta tecnologia podem ser indicados para XC, trail e enduro. Entre as vantagens está a maior resistência contra cortes na lateral e a capacidade de rodar de forma estável mesmo com pressões mais baixas.
Lite - Uma carcaça com 120 TPI, leve e flexível, sem camadas adicionais de proteção, indicada para quem quer o melhor peso e alta velocidade em competições de cross-country.
HardWALL - Carcaça específica para enduro e trail com reforço e proteção contra furos de um lado até o outro do pneu, inclusive sob a banda de rodagem, com ótima estabilidade em pressões reduzidas. Possui reforço acima do talão para manter a estrutura do pneu mais firme, mesmo em curvas e obstáculos realmente agressivos.
DualWALL – Estrutura especialmente desenvolvida para competições de Enduro, usa duas camadas de trama com 120TPI, combinadas com inserções de borracha, que reforçam a região dos talões.
DualWALL+ - Uma estrutura especial dedicada a competições de Downhill, composta por duas camadas de trama com 60TPI, combinadas com inserções de borracha na região dos talões e uma camada extra de tecido que estabiliza as laterais.
Além das variações técnicas citadas acima, a Pirelli oferece paredes marrons como opcional. Esta opção é chamada pela marca de Classic e é apenas estética.
Vale ressaltar que todas as carcaças citadas acima são otimizadas para uso com sistema tubeless (sem câmara de ar).
Tecnologias de composto de borracha Pirelli
Composto SmartGrip - Composto encontrado em pneus das linhas XC, Trail e nos pneus traseiros de Enduro,esta tecnologia de borracha oferece alta durabilidade e o máximo de aderência em terrenos secos e molhados, com baixíssima resistência à rolagem, sem perder a resistência contra rasgos. Isso só é possível graças à alta tecnologia da Pirelli - que utiliza uma borracha super avançada, que oferece altas doses de aderência mecânica e química.
Composto SmartGRIP Gravity - Composto encontrado em pneus das linhas Enduro e E-bike, é um composto mais macio, mas com alta resistência contra rasgos. Oferece aderência em uma ampla gama de terrenos e também grande estabilidade em velocidades elevadas.
Composto SmartEVO DH – Um composto específico para competições de Enduro e Downhill, nascido no departamento de esportes motorizados da Pirelli, graças a décadas de experiência e vitórias em mundiais de Motocross e Rally. Este é o composto mais avançado já criado, extremamente macio (42A), e a escolha dos melhores pilotos do planeta.
Linha de pneus para XC da Pirelli no Brasil
Linha Pirelli Scorpion XC H - Com cravos baixos e alta velocidade de rolagem, o Pirelli XC H é um pneu de cross-country indicado para terrenos secos e duros. Ele está disponível no Brasil em quatro versões, todas com o composto SmartGRIP:
- Scorpion XC H ProWALL Classic 29×2.2” tubeless, com paredes marrons.
- Scorpion XC H ProWALL 29×2.4’’ tubeless, com paredes pretas.
- Scorpion XC H ProWALL 29×2.2’’tubeless, com paredes pretas.
- Scorpion XC H Lite 29×2.2’’ tubeless, com paredes pretas.
Linha Pirelli Scorpion XC M - O pneu de XC mais versátil da Pirelli, indicado para XCO e XCM, seja em terrenos duros ou macios, tanto para treinos quanto para competições. Disponível no Brasil em três versões, todas com o composto SmartGRIP:
- Scorpion XC M ProWALL Classic 29×2.2’’tubeless, com paredes marrons.
- Scorpion XC M ProWALL Classic 29×2.4’’tubeless, com paredes marrons.
- Scorpion XC M ProWALL 29×2.2’’ tubeless, com paredes pretas.
- Scorpion XC M ProWALL 29×2.4’’ tubeless, com paredes pretas.
Linha Pirelli Scorpion XC RC - Trata-se de um pneu de alto desempenho para competições, criado para encarar trilhas e pistas de XCO, seja em obstáculos naturais ou artificiais, indicado para quem quer o melhor desempenho em competições. Disponível no Brasil em cinco versões, todas com o composto SmartGRIP.
- Scorpion XC RC ProWALL 29×2.2’’ tubeless, com paredes pretas.
- Scorpion XC RC Lite 29×2.2’’ tubeless, com paredes pretas.
- Scorpion XC RC ProWALL Colour Edition 29×2.4’’ tubeless, com paredes pretas e grafismos amarelos.
- Scorpion XC RC Lite Colour Edition 29×2.4’’ tubeless, com paredes pretas e grafismos amarelos.
- Scorpion XC RC ProWALL Classic 29×2.4’’ tubeless, com paredes marrons.
Pirelli Scorpion Pro – Este modelo de kevlar é a opçãocom custo mais acessível da linha Scorpion, que aposta em várias tecnologias interessantes como o composto duplo de borracha e a carcaça APS (anti-puncture system). Indicado para terrenos mais secos e com rolagem rápida, e uso com câmara de ar. Disponível no tamanho 29×2.2’’, com paredes pretas.
Linha de pneus para enduro e downhill da Pirelli no Brasil
- Scorpion Enduro M HardWALL29×2.4’’ tubeless, com paredes pretas e grafismos amarelos.
- Scorpion Enduro M ProWALL 29×2.4’’ tubeless, com paredes pretas e grafismos amarelos.
- Scorpion Enduro R ProWALL 27.5×2.4’’ tubeless, com paredes pretas.
- Scorpion Race Enduro M DualWALL 29x2.5” tubeless, com paredes pretas
- Scorpion Race DH M DualWALL+ 29x2.5” tubeless, com paredes pretas