Bicicleta como vetor de transformação: instituto paulistano doa mais de 60 bikes no Dia das Crianças
11 de outubro de 2024
Instituto Cicloativo do Brasil é o responsável pela doação; Isapa colaborou com 150 pneus e 150 câmaras para a montagem das bikes
Muito já se falou sobre o quanto pedalar traz benefícios, não só na promoção do bem-estar quanto na colaboração com o meio ambiente. Estar em cima de uma bicicleta, porém, também tem um grande valor enquanto vetor de transformação. Um exemplo disso é o projeto Duas Rodas para o Natal, do Instituto Cicloativo do Brasil – que conta com o apoio da Isapa e irá doar cerca de 60 bicicletas em São Paulo-SP neste Dia das Crianças (12/10).
O nome do programa tem relação com a data natalina. Desde 2023, porém, a ONG (Organização Não-Governamental) passou a realizar ações também nas comemorações do Dia das Crianças.
“Temos este projeto já há 12 anos. Como agora estamos com sede própria, agora também temos a possibilidade de ampliar e festejar o Dia das Crianças também com a distribuição de bicicletas”, explica Maria Lívia, responsável pelo projeto e voluntária do Instituto Cicloativo.
A ideia da criação da associação veio do propósito da inclusão social, de incentivar o uso da bicicleta como lazer e meio de transporte. Afinal, não são todas as parcelas da população que têm poder aquisitivo para adquirir um bem como a bicicleta para filhas e filhos. E, pedalando, trazer memórias e sensações únicas de felicidade ao ar livre e em família.
“A carinha dessas crianças quando recebem a bicicleta é uma coisa indescritível. Grande parte das famílias não conseguem bancar um bem como esse. A bicicleta é um mundo, ela proporciona saúde, proporciona mobilidade, proporciona integração, proporciona inclusão social. É nisso que acreditamos”, comenta Lívia.
As atividades da associação são 100% voluntárias. Ou seja: as bicicletas, peças e componentes são doadas por pessoas ou empresas, e restauradas por voluntários da entidade na oficina Mão na Graxa.
O Cicloativo também se mantém graças a doações financeiras ou doações de acessórios – como é o caso da Isapa, que nas últimas semanas fez uma contribuição de 150 pneus e 150 câmaras para a montagem de bicicletas para as crianças.
“A Isapa, por exemplo, tem sido uma super parceira para nós. Tudo nosso é através de voluntariado, então uma doação como essa nos dá um fôlego muito grande para conseguirmos atender a cada vez mais crianças”, ressaltou Lívia.
“Faz parte do DNA da empresa estar presente em ações como essa. São estes valores que nos mantêm fortes no mercado brasileiro há mais de 60 anos, acreditando na bicicleta como vetor de transformação social”, complementou Francis Resende, gerente de marketing da Isapa.
A doação das bicicletas
A ação para a doação de cerca de 60 bicicletas no Dia das Crianças do Instituto Cicloativo vai acontecer neste sábado, 12 de outubro, na sede da associação, em São Paulo-SP. Contando com comes e bebes como cachorro-quente, a previsão é que ela se inicie às 10h.
As doações serão feitas às crianças que se inscreveram para receber as bicicletas, e serão feitas por ordem de chegada: a garotada que chegar primeiro tem direito de escolher a bicicleta que mais gostar.
As atividades acontecerão na sede do Instituto Cicloativo do Brasil, que fica na Avenida Ceci, 1787 – Planalto Paulista – na Zona Sul da capital paulista.