Vale a pena usar uma Cuba Ultrassônica para limpar as peças da sua bike?

25 de novembro de 2024

Equipamento oferece limpeza profunda e facilidade de uso, com diversas vantagens para quem gosta de deixar a bike brilhando.

Você sabia que a cavitação, fenômeno que ocorre quando um líquido em circulação forma bolhas de vapor devido a uma redução de pressão, pode ser um grande aliado da limpeza e da longevidade dos componentes da sua bicicleta? Isso porque, o efeito é a base do funcionamento das cubas ultrassônicas, equipamentos capazes de gerar uma limpeza profunda e segura em quase qualquer coisa, inclusive nos componentes da sua bike. 

Para funcionar, equipamentos como a Cuba Ultrassônica Absolute (modelo utilizado para esta avaliação) apostam em ondas de ultrassom ao redor de  20 kHz até 40 kHz para criar pequenas bolhas no líquido que está em contato com o componente. Por vibrarem com bastante intensidade, elas são capazes de remover até a sujeira mais impregnada com uma velocidade surpreendente. 

“A melhor parte da cuba é que você pode deixá-la funcionando enquanto realiza outras tarefas. Isso, seja em casa ou na oficina, se traduz em mais eficiência e economia de tempo. Em caso de sujeiras mais difíceis de remover, você pode colocar o componente na cuba para que ela faça o trabalho pesado. Com a sujeira amolecida, fica muito mais fácil retirar qualquer vestígio depois”, afirmou Leonardo Nascimento, especialista em mecânica e responsável técnico da Isapa.

Como utilizar a cuba ultrassônica? 

1 - Preparação da solução:

Para uma limpeza eficaz, use um desengraxante biodegradável, como os da Algoo, que são seguros e não tóxicos, à base de água. Coloque cerca de 300 ml de desengraxante dentro da cuba. O uso de solução específica ajuda a potencializar a limpeza, diminuindo a tensão superficial e aumentando a cavitação. É bom lembrar que a cuba funciona também só com água, porém com resultados inferiores. 

2 - Posicionamento das peças:

Insira os componentes que deseja limpar, como correntes e rolamentos, garantindo que fiquem completamente submersos e em contato com o fundo da cuba. Isso otimiza a transferência das ondas ultrassônicas, tornando a limpeza mais uniforme.

3 - Fechamento da tampa:

Mantenha a tampa fechada para evitar respingos e conservar a solução em boas condições, o que também melhora a cavitação.

4 - Ativação do equipamento:

Ligue a cuba e aguarde o ciclo de funcionamento. Dependendo da intensidade da sujeira, você poderá repetir a operação. Durante esse tempo, as ondas ultrassônicas vão agir para soltar impurezas, graxa e outros resíduos das peças.

5 - Finalização e limpeza:

Após a limpeza ultrassônica, retire as peças e enxague-as bem com água para remover qualquer resíduo de desengraxante. É recomendável também secar as peças com o auxílio de ar comprimido.

6 - Limpeza da cuba:

Após o uso, descarte corretamente a solução utilizada e higienize a cuba, evitando o acúmulo de resíduos e garantindo sua eficácia nas próximas utilizações.

O que podemos limpar com a Cuba Ultrassônica Absolute? 

Qualquer componente da bike pode ser limpo com a cuba ultrassônica. Porém as maiores vantagens aparecem justamente em peças mais complexas, nas quais não temos acesso às partes internas com um pano ou escova. 

Com isso, peças como rolamentos, travas, conduítes e até mesmo a corrente podem ficar muito mais limpas. No caso da corrente, as vantagens na durabilidade podem ser significativas, já que a cuba eliminará a sujeira de dentro dos elos, retirando uma grande fonte de atrito e de desgaste - com isso, toda a relação da bike tende a durar mais. 

Porém, mais do que limpar, a Cuba também ajuda a eliminar o encardido das peças, garantindo um visual bastante renovado em componentes plásticos que ficaram amarelados, como foi o caso das travas de suspensão utilizadas para ilustrar esta matéria. 

Vale a pena usar cuba ultrassônica? 

Encontrada no mercado por menos de R$ 300,00, a Cuba Ultrassônica Absolute é uma excelente pedida para oficinas profissionais e até para ter em casa, especialmente se você gosta de trabalhar na manutenção da sua bike - afinal, para quem curte a mecânica, nada como deixar todos os componentes da magrela tinindo. 

Para quem tem oficina, as vantagens são ainda maiores, já que seu negócio entregará para o cliente uma bike limpa de verdade, com componentes com aspecto de novos, detalhes que certamente os clientes vão perceber.

Além disso, por facilitarem a remoção de sujeiras mais pesadas e por trabalharem praticamente sozinhas, as cubas ultrassônicas são realmente práticas, agilizando bastante a manutenção detalhada e ajudando a otimizar a vida útil dos componentes, o que de fato são vantagens difíceis de negar.