Araxá é a capital do mountain bike mundial nas últimas semanas! 

10 de abril de 2025

Primeiro, a cidade mineira recebeu a etapa inaugural da Copa Internacional de MTB – a partir do último dia 3 de abril, o Grande Hotel Termas de Araxá é sede da rodada dupla da Copa do Mundo de Mountain Bike. E nossa atleta Raiza Goulão vem fazendo bonito!

Foto: Alemão Silva/CiMTB

Na etapa que abriu a competição mundial, a goiana teve o melhor resultado brasileiro do Cross Country Olímpico na Elite Feminina: fechou na 26ª posição na prova do último domingo. Um dia antes, ele havia conquistado a 34ª colocação no Short Track.  

Confira o depoimento de Raiza Goulão:

“Estão sendo três semanas pra balançar toda a estrutura do Brasil, simplesmente o maior evento do mundo de mountain bike. Como brasileira, é um orgulho muito grande receber duas etapas seguidas de Copa do Mundo em Araxá. Acredito que a CiMTB sempre vem fazendo história, acreditando na história e investindo em estrutura.

Pude competir primeiro na etapa da CiMTB, que também serviu como aquecimento, onde eu pude conhecer a pista. Cheguei bem antes pra treinar e me adaptar. Tive uma pequena queda, com fratura no calcanhar e uma lesão nos ligamentos. Mas consegui me tratar bem e entregar tudo na primeira etapa da Copa do Mundo.

Foto: Alemão Silva/CiMTB

Não tive um XCC tão bom, é uma prova muito desafiadora pra mim, mas que eu venho buscando melhorar. Mas no XCO eu entrei com a mente focada pra fazer tudo diferente. Achei que deixei a desejar no short track, mas no cross country conseguir deixar tudo.

O setup da minha bike acho que ajudou bastante. E as duas semanas antes, treinando na pista, pode me trazer uma maior conexão e estar mais leve, sabe? Consegui desbloquear e fluir muito mais na pista.

Acho que o grande diferencial foi poder ter entrado com leveza e segurança na pista. Muitas pessoas me ajudaram, como o Rubinho Valeriano, o Valmor Hausmann, o Marcio Ravelli, que auxiliaram a desbloquear algumas partes técnicas da pista, o que é muito importante e faz muita diferença pra nós atletas.

Foto: Alemão Silva/CiMTB

Posso dizer que a grande cereja do bolo foi a torcida brasileira, que faz sempre uma grande festa e faz sempre nós brasileiros irmos além. Quero deixar aqui o meu super parabéns pros três brasileiros que fizeram história na Elite: Gustavo Xavier, Alex Malacarne e Ulan Galinski. E dizer que no próximo final de semana já temos mais uma etapa e estou disposta a entregar nada menos do que eu já entreguei e ir além: quero fazer melhor do que antes.

Quero agradecer minha equipe Squadra Oggi e meus patrocinadores por estarem proporcionando toda a estrutura e parabenizar a CiMTB por tudo.”