Freios Hayes: conheça os modelos Hayes disponíveis no Brasil para mountain bike
06 de maio de 2025

Marca pioneira no desenvolvimento de freios a disco hidráulicos para bicicletas, a Hayes oferece modelos para cross-country, enduro e downhill no mercado nacional
Mantendo a tradição de trabalhar com marcas inovadoras no mercado da bike, a Isapa é a importadora oficial dos freios Hayes no Brasil. Pioneira no desenvolvimento de sistemas com discos hidráulicos para bicicleta, a Hayes Performance Systems foi fundada nos Estados Unidos em 1946, inicialmente com foco em peças para motores de barco.
Em 1950, a primeira mudança: iniciou-se a produção de freios a disco Hayes para kart. Foi só oito anos depois que a empresa passou a se dedicar exclusivamente aos freios a disco não automotivos.
Algumas décadas depois, em 1997, o fabricante apresentou os revolucionários freios Hayes Mag — um dos primeiros freios a disco hidráulicos para bicicleta do mundo, que estabeleceu padrões seguidos até hoje por todos os grandes nomes do mercado, como os rotores de 6 parafusos e o sistema de montagem post mount.
Marca preferida de grandes atletas do passado, como Shaun Palmer e Missy Giove, e também do presente, como Charlie Hatton - campeão mundial de Downhill em 2023, na lendária pista de Fort William, na Inglaterra -, a marca oferece no Brasil uma seleção especial de freios Hayes, com opções para o cross country e para as modalidades de gravidade, além de todos os componentes e acessórios necessários para manutenções e garantias.
Freios Hayes: conheça o Dominion A4, nas versões preta ou edição limitada Purple Hayes
Criado para as modalidades de gravidade, o Hayes Dominion A4 é um freio potente, confiável e com excelente modulação. Além disso, seu manete oferece um acionamento sólido e preciso, sem aquela sensação esponjosa comum em freios de outras marcas.

Um dos segredos para isso está na pinça com construção forjada a frio, que, além de ser extremamente resistente a deformações, conta com o sistema duplo de sangria Two-Stroke Dual Port — capaz de eliminar qualquer bolha de ar que possa se formar no sistema. O modelo utiliza quatro pistões de 17 mm em cada pinça, garantindo o máximo em poder de frenagem, além de pastilhas pré-amaciadas QuickBite² e discos D-Series, que geram menos ruído e dissipam melhor o calor.

O Dominion A4 é um dos freios Hayes que conta com o sistema de micro ajuste Crosshair, que facilita a instalação e evita o atrito das pastilhas. Ele oferece um acionamento bastante macio, graças ao uso de alavancas montadas em rolamentos selados, com regulagem de ponto de mordida (bite point) e de alcance, este último, sem necessidade de ferramentas. Não à toa, em 2018, o PinkBike elegeu o Dominion A4 como o melhor freio do mercado e produto do ano.
Para quem curte um visual mais ousado, o Dominion A4 Purple Hayes tem as mesmas especificações, mas com um acabamento anodizado púrpura, com um visual que realmente chama a atenção.
Freios Hayes Dominion A4 - Ficha Técnica
Ajustes: Alcance sem Ferramentas / Bite Point
Alavanca: montada em rolamentos selados
Retenção de Pastilha: Pino mestre
Alinhamento: Pinça com sistema Crosshair de microajuste
Sistema de Sangria: Dual-port
Comprimento da Mangueira Dianteira: 100 cm
Comprimento da Mangueira Traseira: 180 cm
Fluido: DOT 5.1
Peso: 310g (com mangueira dianteira e hardware de montagem)
Freios Hayes: conheça o Dominion A2
Criado para cross country e trail, o Hayes Dominion A2 é a versão com dois pistões do A4. Com isso, ele oferece simplicidade de ajuste e um acabamento que se destaca, incluindo manetes reversíveis que deslizam suavemente sobre rolamentos.
Além dos manetes com ajuste de alcance de fácil acesso, os freios Hayes Dominion A2 também contam com o sistema Crosshair, que facilita a regulagem precisa da posição da pinça, e com a tecnologia de sangria Two-Stroke Dual Port, com aberturas na pinça e no manete que permitem uma sangria extremamente eficaz - além de possibilitar que ambos os componentes sejam sangrados de forma independente. Seus dois pistões de 24 mm acionam pastilhas pré-amaciadas QuickBite² contra discos D-Series, que geram menos ruído e dissipam melhor o calor.

Assim como os outros freios Hayes, o cilindro-mestre do Dominion A2 é ajustado de fábrica para oferecer o mínimo de curso morto possível, garantindo um engate super rápido das pastilhas. Além disso, as pinças, forjadas a frio em alumínio, são extremamente rígidas, com a tecnologia KingPin desempenhando uma função estrutural no sistema de retenção das pastilhas, conferindo ainda mais rigidez ao conjunto.
Com peso de cerca de 300 g, incluindo uma mangueira de 100 cm feita em Kevlar, o Dominion A2 oferece funcionamento suave e excelente ergonomia, que fica ainda melhor graças aos ajustes de ponto de contato e de alcance do manete, ambos sem necessidade de ferramentas.
Freios Hayes Dominion A2 - Ficha Técnica
Ajustes: Alcance / Bite Point
Alavanca: Em alumínio, montada em rolamentos selados
Reservatório: Alumínio
Alinhamento: Pinça com sistema Crosshair de microajuste
Sistema de Sangria: Dual-port
Comprimento da Mangueira Dianteira: Mangueira K2 - 100 cm
Comprimento da Mangueira Traseira: Mangueira K2 - 180 cm
Fluido: DOT 5.1
Peso: 303g (com mangueira dianteira e hardware de montagem)
Freios Hayes: Dominion T2, em fibra de carbono, titânio e baixo peso para o cross-country
Se o seu tipo de pedal envolve descer rápido e subir mais rápido ainda, os freios Hayes Dominion T2 podem ser ideais para você. Superleve, o modelo pesa apenas 254g e conta com alavancas em fibra de carbono fabricadas pela Reynolds, reservatório de fluido em material composto, hardware em titânio e um projeto derivado da experiência adquirida no desenvolvimento do Dominion A4.
Para manter o peso extremamente baixo, ele traz ajustes de alcance do manete e do ponto de mordida das pastilhas feitos com o uso de ferramentas.

Assim como o A2, ele também aposta em uma pinça de alumínio forjado a frio, com o sistema de sangria Two-Stroke Dual Port e o ajuste fino de alinhamento Crosshair. Apesar de ser usinada para reduzir o peso ao máximo, oferece potência e modulação de sobra para qualquer competição de XC - além disso, suas pastilhas possuem um isolamento térmico feito em alumínio.
No funcionamento, mais uma vez, os destaques ficam com a alavanca com acionamento suave, montada em rolamentos, e no ponto de mordida justo, com regulagem. Além disso, o fit perfeito é responsabilidade da regulagem de alcance simplificada.
Freios Hayes Dominion T2 - Ficha Técnica
Ajustes: Alcance / Bite Point
Alavanca: Em fibra de carbono Reynolds montada em rolamentos selados
Reservatório: Material composto
Alinhamento: Pinça com sistema Crosshair de microajuste
Sistema de Sangria: Dual-port
Comprimento da Mangueira Dianteira: Mangueira K2 - 100 cm
Comprimento da Mangueira Traseira: Mangueira K2 - 180 cm
Fluido: DOT 5.1
Peso: 254g (com mangueira dianteira e hardware de montagem)
Agora que você conheceu a linha completa de freios Hayes disponível no Brasil, qual é o ideal para você? Sempre lembrado que a marca é distribuída oficialmente no país pela Isapa.