Trilhas de mountain bike para conhecer o Brasil enquanto pedala

15 de dezembro de 2025

Época de férias é o momento ideal para planejar e encontrar suas próximas trilhas de mountain bike para se divertir

Com seis biomas e uma das biodiversidades mais amplas do planeta, o Brasil é considerado um dos países com maior potencial para o ecoturismo e o turismo de natureza. Para nós, pessoas apaixonadas por bicicleta, isso significa muito. Afinal, as trilhas de mountain bike espalhadas pelos quatro cantos do país reservam paisagens com belezas deslumbrantes, cada uma com características e experiências únicas. 

Neste texto, damos uma volta pelo Brasil apresentando 7 trilhas de longo curso que são ótimas opções para pedalar, relaxar a mente e se conectar com a natureza. Todas elas fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, que engloba diversas iniciativas pelo país com foco em conservação ambiental, turismo e geração de emprego e renda. 

É importante lembrar que a duração de cada um dos roteiros abaixo considera a trilha completa, mas todas elas podem ser feitas de maneira parcial, em menos dias. Conheça agora trilhas de mountain bike para pedalar nas suas férias. 

Caminhos de Ibiapaba - Piauí e Ceará 

130 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 3 dias 

Uma das trilhas de mountain bike que tem se destacado nos últimos anos. Afinal, ela conecta dois Parques Nacionais em dois estados diferentes: o das Sete Cidades, no Piauí, e o Ubajara, no Ceará. Os visuais na travessia surpreendem. Localizada em uma área de transição entre Caatinga e Cerrado, a trilha apresenta fauna e flora particulares, salpicada por grutas, cachoeiras e mirantes que prometem fazer do passeio uma experiência inesquecível. 

Além do Caminhos de Ibiapaba, os dois Parques Nacionais contam com estrutura para recepcionar ciclistas, com bicicletários e outras trilhas de pequena e média duração - ideais para relaxar. 

Caminho dos Veadeiros - Goiás

Caminho dos Veadeiros é a segunda trilha goiana a conquistar Rede Nacional de Trilhas (Foto: Júlio Itacaramby)

480 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 9 dias 

A Chapada dos Veadeiros já é considerada um dos principais locais do Brasil para o ecoturismo. Região de beleza cênica e rara beleza, é justamente neste pedacinho do Centro-Oeste que se encontra o Caminho dos Veadeiros. 

São trilhas de mountain bike em meio ao Cerrado, com estradas belíssimas que passam por cachoeiras de águas cristalinas, cânions e montanhas em um verdadeiro corredor ecológico bem no Centro do país.  

Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões - Paraíba

150 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 3-4 dias 

O pedal pelo sertão paraibano é daqueles de quebrar paradigmas. Ao contrário do que se pode imaginar, a região por onde passam estas trilhas de mountain bike tem muita água - são quatro açudes no trecho, além da bacia do rio Piranhas. De Jericó a São Bento, passando também por Catolé do Rocha e Brejo da Cruz, as trilhas em estradas rurais e vias urbanas são todas sinalizadas.

As paisagens são lindíssimas, com diversas formações rochosas, cachoeiras e até uma referência musical: a Pedra da Turmalina, com 580m de altura e citada por Zé Ramalho na música Avohai, faz parte do caminho.

Trilha Amazônia Atlântica - Pará 

Foto: Ascom Setur/Divulgação

468 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 6-7 dias 

Provavelmente o que mais chama a atenção nesta trilha é o visual. Mesmo estando no bioma amazônico, ela está no litoral do Pará, banhado pelo oceano - por isso o nome Amazônia Atlântica. Mais do que o litoral, as trilhas de mountain bike do percurso passam também pela floresta amazônica, entre a capital Belém e a Serra do Piriá. 

A trilha Amazônica Atlântica é considerada um corredor ecológico do Norte brasileiro. Ela passa por 17 cidades e por 7 unidades de conservação - uma oportunidade única de conhecer o Brasil que não passa na televisão. 

Trilha Interparques - São Paulo

180 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 1-2 dias 
No extremo Sul da cidade de São Paulo está uma trilha que apresenta a capital paulista de uma forma diferente: sem asfalto e concreto, mas repleta da mais pura natureza. Pedalar pelo maior percurso de cicloturismo da cidade faz parecer que o ciclista está em outro lugar que não a maior metrópole da América do Sul. 

O trajeto começa na Ilha do Bororé, passa por diversas áreas de conservação e é totalmente sinalizada com as placas da Rede de Trilhas.  

Trilha dos Santos Mártires das Missões - Rio Grande do Sul

180 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 3 dias 

Com altimetria acumulada de mais de 2.600m, esta é uma trilha para quem gosta de subir montanha: o Cerro Inhacurutum, inclusive, é um mirante que oferece uma vista privilegiada da região das missões. 

É um roteiro do qual fazem parte lugares históricos do país, por onde passaram os jesuítas missionários no século XXVII. Além disso, os visuais pelo interior gaúcho contemplam rios, quedas d’água e uma transição entre o Pampa e a Mata Atlântica. 


Volta das Transições - Minas Gerais

Estrada dos Cortes liga Lima Duarte a Bom Jardim de Minas e faz parte da Volta das Transições Foto: Carla Nascimento / Agência O Globo

390 km de trilhas de mountain bike

Duração estimada: 7 dias 

Com partida e chegada no mesmo lugar, a cidade mineira de Santa Rita de Jacutinga, a Volta das Transições diferencia-se dos outros roteiros citados neste texto por ser um roteiro circular. Com cerca de 8.500m de altimetria acumulada por 10 municípios, ela conta com 7 etapas - para quem quer fazer a Volta completa, a sugestão é de fazer uma etapa por dia. 

Com uma beleza única da  Zona da Mata e da Serra de Ibitipoca, o roteiro conta com 10km de single track e 40km de estradas de asfalto, todos os demais trechos são de estradões de terra.

Como você percebeu neste texto, o Brasil oferece inúmeras alternativas para quem quer conhecer lugares incríveis, com a companhia perfeita da sua mountain bike. E você, já pedalou em algum destes lugares?