Dicas e informações para manter uma boa gestão em meio à crise causada pelo coronavirus
17 de abril de 2020
Como era de se esperar, os donos de pequenas e médias empresas já começaram a sentir os primeiros impactos causados pela quarentena imposta pelo Covid-19.
Diante dessa situação, muitas empresas foram orientadas pelo governo a fecharem suas portas por um tempo como forma de prevenção, enquanto do outro lado a população está sendo orientada a ficar em casa.
Mas e agora, como passar por essa crise sem ser muito impactado? Trouxemos para você algumas informações e medidas criativas que podem ser tomadas para ajudar o seu negócio durante este período. Confira:
Qual a melhor maneira de agir com seus colaboradores
Quando se entra numa crise econômica tão alta como a que estamos vivendo, é natural que, não só as pequenas empresas, mas também as de grande porte, dispensem funcionários.
No dia 22 de março, o governo publicou a Medida Provisória 927, para a relação entre empresas e trabalhadores durante a pandemia do coronavírus. Entre as medidas, estão a adoção do home office, o uso de banco de horas do funcionário e férias individuais ou coletivas.
A MP ainda autoriza o pequeno empresário a comunicar e pagar o funcionário com apenas 48 horas de antecedência e dar férias aos colaboradores que ainda não tenham completado o período aquisitivo (12 meses de trabalho), podendo ser dado o benefício de forma proporcional ao tempo de serviço na empresa.
Outra Medida Provisória foi publicada no último dia 2, que regulamenta a redução de jornada e de salário ou suspensão do contrato de trabalho, com parte da renda dos trabalhadores sendo bancada pelo governo.
Investimento em venda online
Com todos os problemas, grande solução pode ser o investimento em venda de produtos e serviços online. O Sebrae de São Paulo recomenda que empreendedores invistam na presença digital, com entrega a domicílio.
Se você ainda não tem um e-commerce, plataformas
e sites dedicados a vendas, como o Mercado Livre, podem ser um meio de se
adequar à uma nova forma de venda.
Planejamento e produção
Como temos observado, o cenário a partir de agora será de queda de procura. Ou seja, você, pequeno empresário, terá que reajustar a produção. O ideal, segundo especialistas, é montar uma estratégia de crise, como se fosse um plano de negócios, definindo metas, ações e indicadores de acompanhamentos.
E lembre-se, será preciso fazer economias e otimizações.
Pagamento de tributos
O governo federal anunciou algumas medidas para amenizar a crise econômica durante a pandemia. Entre elas, a postergação do vencimento dos tributos federais relativos ao Simples Nacional.
O acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Esse acordo, segundo o Sebrae Nacional, vai beneficiar cerca de 4,9 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, bem como 9,8 milhões de Microempreendedores Individuais.
Já o pagamento do FGTS, vencidos em abril, maio e junho, também será prorrogado, conforme regulamentação da MP 927/2020. Sendo assim, o FGTS poderá não ser pago no mês de vencimento e parcelado em até seis vezes, com vencimentos a partir de julho.
Medidas dos bancos
Uma boa notícia é que a Federação Brasileira de Bancos anunciou que os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander) irão prorrogar, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de seus clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
Essa medida não se estende às dividas no cartão de crédito e cheque especial nem inclui boletos de consumo, como água, luz, telefone e tributos.
Lembrando que ela só vale para contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição bancária irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.
Empréstimos e linhas de crédito
Como vimos acima, muitos bancos têm criado alternativas para facilitar o pequeno e médio empresário. Instituições financeiras de todo o país estão facilitando a liberação de crédito e empréstimos, com o objetivo de dar um fôlego a mais e muitos negócios continuarem de portas abertas neste momento.
Mas lembre-se, ao optar por uma nova solicitação de crédito ou empréstimo, fique atento às condições e faça um planejamento financeiro a fim de ter certeza que esta é a melhor opção para o seu negócio. Verifique se o valor de crédito e os juros então de acordo com a realidade da sua empresa. Em um momento como este, é preciso ter calma e paciência para tomar a melhor decisão.
Fonte: UOL
| POST REDES SOCIAIS
| texto imagem: Dicas e informações para manter uma boa gestão em meio à crise causada pelo coronavirus| Legenda: A quarentena imposta pelo Covid-19 trouxe muitas incertezas para o mercado mundial, e com o nosso setor não seria diferente. Por isso, trouxemos especialmente para você algumas dicas e informações que podem te ajudar a atravessar essa crise sem ter o seu negócio tão impactado. Acesse o nosso blog e confira: [link texto blog]