Dicas para aumentar as vendas de autopeças

16 de julho de 2023

Alguns dos fatores que fazem o setor de autopeças ter tamanho potencial são a variedade de itens que as lojas costumam fornecer.

Quando o proprietário de um veículo tem uma necessidade, antes de fechar negócio ele observa o ticket médio mais atrativo e a demanda de produtos disponíveis.

E apesar desse mercado ser bastante competitivo, é possível se destacar dos concorrentes por meio de visão estratégica e técnicas comerciais eficientes.

Pensando em ajudar lojistas de autopeças que querem investir no ramo, o Blog da Reparação listou a seguir algumas dicas de como vender mais no setor de autopeças.

Confira:

Planejamento bem estruturado

Ter uma estratégia de negócio bem definida é importante para que as oficinas tenham boa performance operacional e mantenham-se focadas em seus objetivos.

Sem isso, elas acabam ficando mais vulneráveis ao amadorismo.

Por essa razão, dedique um tempo para definir a estratégia comercial da sua loja.

Tenha em vista aspectos como o público-alvo que você deseja atingir – idade, interesses, região geográfica, o foco da empresa, o portfólio de autopeças, as campanhas de marketing e as metas que devem ser alcançadas ao longo do ano.

Outra boa dica é montar um calendário de ações para que você se prepare com antecedência para datas importantes do comércio, como Dia dos Pais e Black Friday.  

Qualidade dos produtos

Ter um bom portfólio faz toda a diferença para as lojas de autopeças.

Em primeiro lugar, valorize a qualidade dos produtos: trabalhe com itens de boa procedência para garantir a segurança dos clientes e dê preferência a marcas já conhecidas e de alta reputação, como os da ISAPA.

Também compre produtos em quantidade para reduzir gastos e reforçar o estoque da loja.

Outra técnica eficiente, principalmente para esse segmento de negócio, é ter um portfólio variado.

Além de ser possível se especializar em determinados nichos, como itens de elétrica e eletrônica, você também pode adotar uma estratégia mais abrangente e trabalhar com diferentes categorias.

Assim, você atingirá um maior número de potenciais clientes.

Veja uma lista com produtos de alto potencial que podem ser vendidos pela sua loja:

  • Amortecedores
  • Motores
  • Baterias
  • Suspensões
  • Freios
  • Parafusos
  • Embreagens
  • Faróis, lâmpadas e lanternas
  • Vidros elétricos
  • Alarmes
  • Fusíveis
  • Maçanetas
  • Retrovisores
  • Revestimentos
  • Tapetes
  • Parachoques
  • Correias e polias
  • Lubrificantes
  • Outros acessórios

Faça campanhas promocionais

Fazer promoções é uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas.

Por isso, sugerimos que você realize com frequência ações desse tipo.

Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão:

  • Atração e fidelização de clientes
  • Giro de estoque
  • Aumento do ticket médio

Quando o assunto é promoção, criatividade é a palavra-chave!

Você pode oferecer inúmeras vantagens além dos tradicionais descontos: criar kits de produtos, dar descontos progressivos (quanto maior o valor da compra, maior o desconto), distribuir brindes e ter um programa de fidelidade são só algumas das possibilidades.

Mas é extremamente importante ter planejamento e bom senso ao criar campanhas promocionais.

Você pode prejudicar as finanças da empresa caso ofereça descontos aleatórios.

Então faça a precificação adequada dos produtos e avalie qual é a sua margem de lucro para, só então, determinar o valor dos descontos.

E não se esqueça de manter o controle de todas as informações bem armazenados em um sistema de gestão especializado.

Conquiste boa reputação para a sua oficina

Está aqui algo que o dinheiro não compra.

Então, esse fator dependerá dos seus sefiços!

A reputação da loja é um fator que tem grande influência sobre a decisão de compra do consumidor.

Nesse contexto, tenha sempre em vista esse elemento e trabalhe constantemente para conquistar alta credibilidade no mercado, especialmente no e-commerce.

O ponto de partida para melhorar a reputação da loja é ficar de olho nas avaliações e depoimentos dos consumidores, por exemplo.

Para isso, acompanhe os comentários nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui e ofereça respostas e soluções com agilidade.

Seja sempre educado e prestativo e não aja com violência em hipótese alguma.

Fonte: Renasoft

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Texto na imagem: Dicas para aumentar as vendas de autopeças

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