Dicas para aumentar as vendas de autopeças
16 de julho de 2023
Alguns dos fatores que fazem o setor de autopeças ter tamanho potencial são a variedade de itens que as lojas costumam fornecer.
Quando o proprietário de um veículo tem uma necessidade, antes de fechar negócio ele observa o ticket médio mais atrativo e a demanda de produtos disponíveis.
E apesar desse mercado ser bastante competitivo, é possível se destacar dos concorrentes por meio de visão estratégica e técnicas comerciais eficientes.
Pensando em ajudar lojistas de autopeças que querem investir no ramo, o Blog da Reparação listou a seguir algumas dicas de como vender mais no setor de autopeças.
Confira:
Planejamento bem estruturado
Ter uma estratégia de negócio bem definida é importante para que as oficinas tenham boa performance operacional e mantenham-se focadas em seus objetivos.
Sem isso, elas acabam ficando mais vulneráveis ao amadorismo.
Por essa razão, dedique um tempo para definir a estratégia comercial da sua loja.
Tenha em vista aspectos como o público-alvo que você deseja atingir – idade, interesses, região geográfica, o foco da empresa, o portfólio de autopeças, as campanhas de marketing e as metas que devem ser alcançadas ao longo do ano.
Outra boa dica é montar um calendário de ações para que você se prepare com antecedência para datas importantes do comércio, como Dia dos Pais e Black Friday.
Qualidade dos produtos
Ter um bom portfólio faz toda a diferença para as lojas de autopeças.
Em primeiro lugar, valorize a qualidade dos produtos: trabalhe com itens de boa procedência para garantir a segurança dos clientes e dê preferência a marcas já conhecidas e de alta reputação, como os da ISAPA.
Também compre produtos em quantidade para reduzir gastos e reforçar o estoque da loja.
Outra técnica eficiente, principalmente para esse segmento de negócio, é ter um portfólio variado.
Além de ser possível se especializar em determinados nichos, como itens de elétrica e eletrônica, você também pode adotar uma estratégia mais abrangente e trabalhar com diferentes categorias.
Assim, você atingirá um maior número de potenciais clientes.
Veja uma lista com produtos de alto potencial que podem ser vendidos pela sua loja:
- Amortecedores
- Motores
- Baterias
- Suspensões
- Freios
- Parafusos
- Embreagens
- Faróis, lâmpadas e lanternas
- Vidros elétricos
- Alarmes
- Fusíveis
- Maçanetas
- Retrovisores
- Revestimentos
- Tapetes
- Parachoques
- Correias e polias
- Lubrificantes
- Outros acessórios
Faça campanhas promocionais
Fazer promoções é uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas.
Por isso, sugerimos que você realize com frequência ações desse tipo.
Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão:
- Atração e fidelização de clientes
- Giro de estoque
- Aumento do ticket médio
Quando o assunto é promoção, criatividade é a palavra-chave!
Você pode oferecer inúmeras vantagens além dos tradicionais descontos: criar kits de produtos, dar descontos progressivos (quanto maior o valor da compra, maior o desconto), distribuir brindes e ter um programa de fidelidade são só algumas das possibilidades.
Mas é extremamente importante ter planejamento e bom senso ao criar campanhas promocionais.
Você pode prejudicar as finanças da empresa caso ofereça descontos aleatórios.
Então faça a precificação adequada dos produtos e avalie qual é a sua margem de lucro para, só então, determinar o valor dos descontos.
E não se esqueça de manter o controle de todas as informações bem armazenados em um sistema de gestão especializado.
Conquiste boa reputação para a sua oficina
Está aqui algo que o dinheiro não compra.
Então, esse fator dependerá dos seus sefiços!
A reputação da loja é um fator que tem grande influência sobre a decisão de compra do consumidor.
Nesse contexto, tenha sempre em vista esse elemento e trabalhe constantemente para conquistar alta credibilidade no mercado, especialmente no e-commerce.
O ponto de partida para melhorar a reputação da loja é ficar de olho nas avaliações e depoimentos dos consumidores, por exemplo.
Para isso, acompanhe os comentários nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui e ofereça respostas e soluções com agilidade.
Seja sempre educado e prestativo e não aja com violência em hipótese alguma.
Fonte: Renasoft
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Texto na imagem: Dicas para aumentar as vendas de autopeças
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