Prevenção à saúde: não saia de casa, mas se precisar sair, vá de bike

20 de março de 2020

Não tem mais jeito: a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil. Antes de pensar em qualquer outra coisa, a principal atitude a ser tomada é saber que atitudes tomar para a prevenção à saúde de todos nós. Se ainda está em dúvida sobre quais os melhores caminhos, clique aqui que este texto pode auxiliar você. O melhor caminho a tomar agora é evitar ao máximo sair de casa. Se for sair, porém, escolha a bicicleta como seu meio de transporte.

Abaixo trazemos algumas informações para auxiliar.

A bike como transporte

Em um momento como esse, o ideal é que você evite ao máximo sair às ruas. Entretanto, sabemos que não são todas as pessoas que têm um trabalho que possa ser realizado remotamente – e por isso precisam continuar se deslocando diariamente para poderem exercer sua profissão. Em casos como estes, sem dúvida a bicicleta é um dos principais aliados.

Já é sabido que é preciso ao máximo evitar a aglomeração de pessoas. E o transporte público é, quase sempre, a junção de pessoas ocupando o mesmo espaço fechado e respirando (e tossindo e espirrando...) o mesmo ar – seja em ônibus, trens ou metrôs. Com a bicicleta a situação é completamente diferente.

Você pedala ao ar livre, evita a aglomeração de pessoas e, em grande medida, protege a si mesmo e também as outras pessoas. A prevenção à saúde é um cuidado não só com a gente mesmo, mas com a sociedade como um todo: é preciso pensar coletivamente, inclusive nas pessoas mais vulneráveis.

Mas não é por isso que você pode pedalar livre de cuidados, como fazia normalmente até poucos dias atrás. Levar um frasquinho com álcool em gel é sempre uma boa pedida, assim como sua própria água (ou outro líquido) – comprar na rua é um risco desnecessário neste momento.

A bike como lazer e treinamento

Primeiro de tudo é importante falar sobre atividades físicas. Realizar treinos em academias e ginásios não é a melhor opção – aliás, bem longe disso. É a mesma lógica dos ônibus: são lugares fechados, com grande circulação de pessoas. Portanto, não são indicados nestes tempos de pandemia.

Como forma de prevenção à saúde, realizar as atividades em casa é a melhor opção. Pedalar por lazer ou por treinamento deve ser evitado ao máximo. Embora os infectologistas digam que atividades ao ar livre são mais seguras do que em ambientes fechados, isso não significa que sejam seguras.

Se você faz parte de algum grupo de ciclistas e sente falta do convívio social, proponha conversas via aplicativos: assim vocês continuam se falando, mas sem o risco de infectar uns aos outros.

Competições devem estar completamente fora de questão. A Confederação Brasileira de Ciclismo, inclusive, suspendeu o calendário nacional por tempo indeterminado.

Cuidados com a sua bike

Se você precisou sair de casa de bicicleta, precisa cuidar também dela. Pense conosco: você saiu pra pedalar, volta para casa e toma os cuidados necessários com seu corpo, lavando as mãos da maneira correta e se higienizando. E a sua bicicleta? Você tomou os mesmos cuidados com ela?

Infectologistas informam que o vírus da Covid-19 permanece por até 3 dias em superfícies como maçanetas, portas e, claro, bicicletas. Então, é super importante que você cuide também da sua bike quando voltar do pedal.

Existem diversos produtos para limpar a sua bike: desde álcool gel até produtos específicos para limpeza de bicicletas. Lave e higienize sua bike completamente ao voltar pra casa.

Tomando estes cuidados, com certeza passaremos juntos por este momento e ainda faremos nossa parte para evitar a disseminação do vírus.