Uma boa alternativa para você e para o planeta: a bicicleta como meio de transporte
30 de abril de 2020
É cada dia mais recorrente e importante o debate sobre sustentabilidade e práticas que colaboram para a preservação do meio ambiente e a redução de nível do CO2, é incentivada em todo o lugar do mundo. Assim como a bicicleta como meio de transporte.
Além de contribuir com o meio ambiente, pedalar é econômico e ainda gera benefícios para a saúde e bem-estar. Ainda que no Brasil exista desafios quanto à segurança e infraestrutura, a sua magrela ainda é uma boa pedida como principal meio de se locomover.
Quer uma inspiração para começar o quanto antes a pedalar? Aqui vai!
Mobilidade humana
É quase unanimidade. Se fizéssemos uma breve pesquisa e perguntássemos o que mais te irrita ao sair de casa com o carro, você provavelmente responderia: trânsito! Esse é um dos (se não o principal) problema dos centros urbanos.
Em São Paulo, é comum que uma pessoa demore mais de 1 hora para realizar um trajeto que, sem trânsito, ela levaria 20 minutos. O volume de carros nas ruas é cada vez mais alto e a bicicleta vem na contramão, mas com muito cuidado:
- Ela é uma boa opção para quem quer fugir de congestionamentos caóticos.
- Um automóvel ocupa o lugar de quatro bikes.
Levando em consideração que um único automóvel ocupa o lugar de quatro bicicletas, não atoa o crescimento de empresas e cidades brasileiras querendo investir em meios, infraestrutura, e segurança para incentivar as pessoas a optarem pelo uso da bicicleta. Adote você também!
Sustentabilidade + carros = combinação imperfeita
Ainda que grandes metrópoles tenham sistemas para coibir o trânsito excessivo de veículos, como o rodízio, a situação da mobilidade ainda acumula diversos problemas ao meio ambiente.
Os veículos são grandes emissores de gás carbônico, que auxiliam na poluição e, consequentemente, trazem danos ao planeta.
A solução para isso é muito simples: adotar a bicicleta como seu meio de transporte.
Ser o ponto fora da curva, ou a bike fora da curva, faz a diferença!
Benefícios para a saúde
Não é segredo pra ninguém que praticar atividade física faz bem para a saúde. E andar de bicicleta não só faz bem para o bem-estar físico, como também para o mental. Sabe por que?
- Só de você pedalar para o trabalho, você economiza tempo e dinheiro, já que não fica parado no trânsito e nem gasta com combustível/passagem de transporte público;
- Já cumpre a dose diária recomendada de atividade física.
- Pedalar fortalece os músculos, ajuda a perder peso (ou manter a forma) e ainda melhora sua disposição.
Comprovado cientificamente, pedalar causa sensações de bem-estar, relaxamento e felicidade.
Isso faz com que o organismo estimule a circulação e irrigação do sangue para o cérebro.
Consequentemente, o sono ganhará em qualidade, o humor melhora e as chances de depressão e ansiedade diminuem.
A bicicleta como meio de transporte sustentável só traz vantagens para as pessoas, para a mobilidade e para o planeta. As pessoas não deixarão de usar automóveis do dia pra noite, mas
há o fato de que, hoje em dia, as cidades se mostram mais preparadas para oferecer essa alternativa com segurança e conforto para a população.
Além das ciclovias, existem os sistemas de aluguel de bicicletas compartilhadas, que já fazem parte das principais metrópoles brasileiras.
Com esse cenário, fica mais fácil considerar a alternativa, que mostra-se uma medida sustentável para o planeta e um baita ganho em qualidade de vida!