Cuidados com a bicicleta parada: dicas simples e práticas para cuidar dela

10 de junho de 2020

Como já dissemos em um dos últimos posts, a manutenção preventiva é importantíssima para prolongar a vida útil da bicicleta, assim como suas peças e componentes. Mas e se você deixou de fazer a manutenção preventiva? Em tempos de confinamento e distanciamento social, muitas pessoas acabaram deixando suas magrelas de lado, sem se preocupar como isso pode trazer alguns problemas quando você voltar a pedalar. Veja agora alguns cuidados com a bicicleta que você deve ter.

A primeira coisa que você deve saber, caso deixe a sua bike parada por muito tempo, é a importância de deixá-la limpa, bem lavada e seca, de preferência bem coberta por uma capa. Desta forma, a sujeira, partículas do CO2 e poeira ficam impedidas de grudar no quadro, transmissão e outros componentes.

Atenção aos pneus

Os pneus sofrem bastante com a ação do tempo e são os primeiros a dar sinais de danificação – por isso, sugerimos que os cuidados com a bicicleta devem começar por aí. Eles podem ressecar, o peso do aro sobre a borracha pode deformar pneu e câmara, e até calombos podem surgir depois de um período muito longo parado na mesma posição. E isso pode ter uma consequência séria durante o pedal, causando acidentes, já que pode estar mais suscetível aos furos.

Então, fique atento:

- não guarde a bicicleta com os pneus murchos, isso pode ser ainda pior;

- deixe sempre os pneus calibrados, de acordo com a indicação do fabricante, seja para pedalar ou para guardar a bike;

- troque a posição do pneu e movimente as rodas pelo menos 2x por semana para não “viciar” o pneu na mesma posição;

- se possível, deixe sua bike suspensa por um suporte, para evitar o problema;

Mantenha a corrente sempre lubrificada

A corrente e o kit de transmissão também merecem bastante atenção, caso a bike fique parada, pois são componentes que ficam geralmente bem expostos. E, você sabe, a poeira e sujeira acumuladas podem danificar demais esses itens, assim como os cabos, conduítes, freios.

Para quem mora perto da praia e sofre com a ação da maresia, então, a situação é ainda pior. Dependendo do estado em que fica, se muito negligenciado, pode ser preciso realizar uma troca ou, no mínimo, uma revisão bem completa antes de pensar em voltar a pedalar.

Então, para mantê-los em dia, basta deixar a bicicleta limpa e usar um lubrificante próprio para bikes. NUNCA faça uso de outros produtos como óleos desengripantes e lubrificantes que se vendem como multiuso. Hoje em dia há uma vasta gama de produtos específicos para cuidados com a bicicleta. O uso de produtos inadequados pode trazer muitos problemas, tanto ao funcionamento da sua bike, como na parte estética e de transmissão.

Seja um ciclista consciente, cuide da sua bicicleta. Mantenha-a segura, limpa e bem guardada. Aproveite para ver o estado das peças e componentes dela, se precisam ser trocadas e prepare-se para voltar a pedalar em breve.