Pedalar na cidade: dicas práticas para ciclistas urbanos iniciantes
12 de agosto de 2020
As cidades têm cada vez mais bicicletas. Nos últimos meses, inclusive, o mercado ciclístico teve um boom – só a cidade de São Paulo teve 14 mil pessoas comprando bicicletas nos últimos dois meses. Com tanta gente nova querendo pedalar na cidade, decidimos fazer um guia básico com algumas dicas práticas para quem está iniciando no pedal pelas ruas.
Para isso, convidamos Willian Cruz, criador do site Vá de Bike e que utiliza a bicicleta pela capital paulista desde 2000. Especialista no assunto, ele traz 4 dicas básicas – e práticas – para quem quer pedalar na cidade com segurança e para que o trânsito seja o melhor possível.
Independentemente de onde você pedala, ele alerta para algo importantíssimo para quem está dividindo espaço com carros e ônibus. É a premissa número um para o ciclista urbano: seja visto.
“As bikes são menores que os carros, e portanto menos visíveis. Por isso, é fundamental se fazer ver quando estiver no trânsito,Para isso há alguns cuidados simples, mas que fazem diferença”, explica.
E
como fazer para ser visto e respeitado? Confira abaixo as dicas de Willian:
1 - Não pedale na contramão
O ideal é buscar sempre caminhos que tenham ciclovias, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por mais que a cidade tenha essas estruturas, em algum momento você precisará sair delas e pedalar junto aos automóveis. Um deles é evitar pedalar na contramão. Especialmente para não pegar os motoristas de surpresa.
2 – Use iluminação ao pedalar na cidade
Outra dica importantíssima é usar iluminação na bicicleta. Especialmente à noite ou em dias de chuva, mesmo de dia. Essa iluminação deve ser branca na frente e vermelha atrás, para o motorista saber se você está indo ou vindo – seguindo a mesma lógica dos veículos automotores. E sempre piscante, porque a intensidade luminosa é menor do que a de carros e o melhor jeito de chamar a atenção de motoristas, neste caso, é pela intermitência da luz.
CONHEÇA
TRÊS OPÇÕES DE ILUMINAÇÃO PARA A SUA BIKE
3 – Sinalize sempre
Sinalizar suas intenções também é uma recomendação que segue nessa linha da visibilidade para quem vai pedalar na cidade. Avisando quando você pretende virar em uma rua, mudar de faixa ou mesmo parar junto ao meio-fio, você faz com que os motoristas entendam o que você pretende fazer e consigam reagir a tempo, evitando situações de risco.
Além
disso, sinalizar é visto como uma atitude educada, de quem está se comportando
como veículo, o que atrai a simpatia de motoristas e também respeito para os
ciclistas.
4 – Planeje e teste o trajeto
Planejar o trajeto com antecedência também é muito importante. Assim você evita de se ver de repente em uma avenida perigosa, sem ter muito como sair dela. A primeira orientação é começar buscando num mapa o caminho mais curto. Depois, procure ciclovias no entorno que possam ajudar em partes do trajeto.
Busque também alternativas às avenidas principais, ainda que isso inclua alguma subida pelo caminho. E, se possível, tente fazer esse trajeto na tranquilidade de um domingo de manhã, antes de utilizar para ir ao trabalho, por exemplo. Neste momento, você pode testar alternativas sem a agressividade do trânsito dos dias úteis.
Para evitar problemas no caminho, a Isapa também indica que você carregue sempre alguns itens fundamentais, como câmara de ar reserva e kit de ferramentas. Clique aqui para saber mais.
Curtiu as dicas? Tem alguma outra sugestão? Encaminhe para a gente!