Mobilidade, inclusão e autonomia para pedalar: por que vale a pena investir numa bike elétrica

19 de agosto de 2020

O uso da bicicleta elétrica já virou mais que uma tendência no mundo: é uma realidade. Afinal, ela oferece muitos benefícios para quem já pedala, mas especialmente para quem quer começar a pedalar e realizar uma atividade física. Além da energia limpa, ela promove uma inclusão muito grande ao esporte, facilitando a vida de quem quer se deslocar e, de quebra, colaborando com o distanciamento social em tempos de pandemia.

Com o conhecimento de um especialista em desenvolvimento de e-bikes, o Henrique Shimada, da Oggi Bikes, trazemos alguns motivos que fazem da bicicleta elétrica uma boa solução.

Inclusão à prática de atividade física com energia sustentável

“Uma bicicleta elétrica tem um poder de inclusão social muito grande. Ela ajuda qualquer pessoa a iniciar na prática de um exercício físico de forma descomplicada e segura”, garante Shimada.

De acordo com ele, principalmente para quem não tem um bom preparo físico, a bike elétrica permite a qualquer pessoa pedalar. Isso porque ela possui o sistema de pedal assistido, que auxilia a quem está pedalando a atingir os objetivos nas horas mais difíceis, como em subidas mais íngrimes e em momentos de reaceleração, como na saída de semáforos e cruzamentos.

Mas atenção: a bike elétrica não pedala sozinha. Ela não é como uma mobilete ou algo do tipo, que basta acelerar para que ela se mova: como o próprio nome diz, o pedal assistido é um auxiliar da pessoa; se você não pedalar, sua bicicleta não vai sair do lugar.

Outro grande diferencial das bikes elétricas é o tipo de energia que consome. Com baterias recarregáveis, são uma opção de energia sustentável, que não gera poluentes

Traz liberdade, potência e praticidade

Além de melhorar a saúde como um todo, a bicicleta elétrica traz liberdade e praticidade. Primeiro porque você estar ao ar livre, com o vento batendo na cara, pode chegar aonde quiser. Seja pedalando normalmente ou, então, empregando uma força e energia maiores no pedal com a assistência do motor.

Já a praticidade é vista pela versatilidade e facilidade que ela promove. Pra quem não conhece, pode parecer complicado e até dar uma impressão errada, mas as e-bikes são soluções muito práticas: não é por ser uma bike elétrica que você não pode pedalar, muito pelo contrário.

“Ela te dá a opção de utilizar o pedal assistido, o que garante uma potência ainda maior nas pedaladas, colaborando para percorrer longas distâncias também, com uma boa economia de energia física. Além disso, o grande diferencial é que ela permite ao ciclista pedalar bastante e não se cansar ou transpirar tanto, chegando inteiro ao seu destino final”, explica Shimada.

Uma vez que você se encontrou numa dificuldade ou quer mais potência, basta ligar o motor dela que você tem a facilidade para chegar aonde quiser. “Uma vez que você já recuperou o fôlego, basta desligar e pedalar como uma bike comum”, finaliza Shimada.

Autonomia e grande mobilidade

Se você começa a pedalar uma bicicleta elétrica, vai sentir que ela pode ser uma grande aliada para os seus deslocamentos diários. E se ela é o seu transporte ou, ainda, é o seu meio de trabalho, melhor ainda. As baterias são recarregáveis e garantem uma boa autonomia, mesmo para maiores distâncias.

Mas, claro, isso depende da energia que você consome dela, do nível de assistência que você ativa no pedal. Quanto maior a potência dele, menos esforço você vai fazer. Então, além de permitir que você pedale mais rápido, a bicicleta elétrica colabora com o fluxo da cidade, melhorando a mobilidade urbana e a sua como um todo.

Conheça 3 modelos de e-bikes 100% nacionais

Lite Tour E-500

A Lite Tour E-500 é a bike elétrica da Oggi que oferece a liberdade e mobilidade que você deseja, além de mais energia às suas pedaladas. Versátil, de acordo com especialista da Oggi, ela é ideal para quem quer se deslocar pela cidade e quer chegar inteiro, sem transpirar muito, ao seu destino. Pra quem não quer pegar mais transporte público, ou trabalha com aplicativos de entrega. Mas para quem também quer se divertir e pedalar longas distâncias, ela também é uma ótima opção.

Com um visual e design discreto, ela mais parece uma bike comum, com sua bateria integrada ao tubo inferior, que não fica aparente. Equipada com câmbio traseiro Shimano Acera de 8 velocidades, conta com motor de 250W, 36V e 40Nm de potência, além de ciclo-computador com 6 funções e 5 níveis de torque.

Com freio hidráulico à disco e entrada para USB, para carregar o celular, por exemplo, ela é a bike para quem busca praticidade para o dia a dia. Conta com uma autonomia de 20km a 60km, que varia de acordo com o peso do ciclista, nível de potência do pedal assistido utilizado, quantidade de degraus, inclinação e velocidade média.

Flex 700

A Flex 700 é ideal para o uso urbano, é a bike para o dia a dia. “O diferencial fica por conta do sistema de assistência elétrica Shimano Steps E-5000, que permite ao ciclista ajustar e personalizar o nível de assistência do pedal de acordo com sua preferência ou necessidade”, comenta Shimada.

Além disso, permite o uso do bagageiro, para facilitar o transporte de objetos durante sua pedalada.

Toda em alumínio 6061 T6 tratado, ela vem equipada com motor central Shimano E5000 de 250W, o que garante bastante autonomia, capaz de rodar até 150km no modo ECO. Além disso, vem com suspensão Rock Shox e sistema de transmissão Shimano Altus de 9 velocidades.

BW8.3 – toda shimano

A Big Wheel 8.3 é a e-bike para a prática do mountain bike. Mas é também uma bike elétrica que se adapta bem à cidade.

Seu diferencial fica por conta do sistema de assistência elétrica Shimano Steps E-6000, que permite ao ciclista ajustar e customizar o nível de assistência de acordo com sua preferência ou necessidade. “Ou seja, quanto maior o nível de assistência do pedal, menor o esforço que o ciclista irá fazer. Por isso, ela permite uma inclusão muito grande no ciclismo, para todos os tipos de pessoa, mesmo quem não tem um bom preparo físico”, afirma o desenvolvedor de bikes elétricas da Oggi.

Ela vem equipada com Motor Central Shimano E6100 250W capaz de rodar por até 150km em modo ECO, suspensão Rock Shox e sistema de transmissão Shimano Deore de 10 velocidades.

Além de ser adequada para quem busca lazer nas trilhas, a Oggi BW8.3 também é ideal para atletas amadores e profissionais: auxilia nos treinamentos de velocidade e peso, mesmo nas trilhas mais pesadas e agressivas.

E aí, o que achou do conceito da bicicleta elétrica? Ela já caiu nas graças dos ciclistas brasileiros que querem ir mais longe. E pode ser uma solução versátil você que quer sair da vida sedentária e busca divertir ou se locomover.