Ciclismo de estrada: conheça dois modelos de sapatilhas para pedalar com mais desempenho

28 de outubro de 2020

Quem pratica o ciclismo de estrada deve saber a importância que é usar uma sapatilha, afinal, ela está diretamente ligada ao rendimento da pedalada, pois direciona melhor a energia empregada ao pedal. Neste texto, vamos apresentar dois modelos de sapatilhas lançados este ano – e que são ideais para pedalar com bicicletas do estilo road.

Antes, porém, é importante explicar alguns conceitos gerais sobre este item. As sapatilhas de ciclismo de estrada, modalidade também conhecida como speed, possuem algumas características em comum:

- solados lisos, sem cravos e sem proteção para os taquinhos;

- três furos para fixação dos taquinhos, maiores do que nas sapatilhas de mountain bike;

- por não ser tão necessário caminhar com elas, de uma forma geral, as sapatilhas exclusivas para estrada costumam ser mais rígidas do que as utilizadas para ciclismo urbano e mountain bike.

No caso das duas que apresentamos neste texto, outro ponto em comum: ambas contam com boas entradas de ar e são bem arejadas, para manterem os pés ventilados.

Conheça dois modelos que podem ser uma ótima opção para você:

Absolute Mia Road

Se você está iniciando no ciclismo de estrada, procura por uma solução simples e não quer investir tanto, num primeiro momento, para ter uma sapatilha de qualidade, a sugestão vai para a nova Mia Road, da Absolute Bikes. Com uma linha renovada, a marca 100% brasileira traz este modelo exclusivo para as mulheres, com bom custo X benefício, pra quem não abre mão do conforto e desempenho.

Sapatilha Absolute Mia Road

Pesando somente 560g, a Mia Road conta com uma sola feita de nylon injetado, possui fechamento em velcro triplo e oferece muita praticidade no ajuste, garantindo bastante conforto aos pés.

De uso exclusivo para estrada, ela é uma sapatilha que se adapta a bikes Spinning, pois pode ser usada com tacos de MTB também. Seu solado conta com os dois padrões de furação, 3 furos para estrada e 2 furos para MTB, o que garante mais versatilidade, conforme a preferência ou necessidade da ciclista.

Produzida em uma mistura de malha, couro sintético e polímero termoplástico, oferece alta durabilidade. Além disso, também tem palmilha em EVA micro-perfurada que evita a proliferação de microrganismos e garante a saúde dos pés.

Caso a ciclista esteja buscando uma sapatilha para mountain bike com as mesmas características, a Absolute Mia também está disponível na versão MTB, o que amplia as possibilidades para quem gosta de pedalar outras modalidades.

CONHEÇA TAMBÉM A SAPATILHA GIRO CADET

Giro Savix II

Um dos modelos mais vendidos pela Giro no Brasil e com excelente relação custo x benefício, a Savix II pesa 590 gramas e conta com alta tecnologia para quem busca ainda mais performance na estrada.

Sapatilha Giro Savix II

Diferente da maioria das sapatilhas de ciclismo de estrada, ela possui 3 furos para fixação dos tacos tradicionais dessa modalidade, além de 2 canaletas que a tornam compatíveis com tacos de MTB, caso o ciclista esteja acostumado ou prefira usar esse tipo de pedal.

Embora tenha sido projetada inicialmente para o ciclismo de estrada, ela também rende bem para uso indoor, em competições e no cicloturismo, por exemplo.

O que também chama atenção é o design bem limpo e uma sola de nylon super rígida, mas outro diferencial é o sistema de fechamento dela: a Savix II conta com o sistema BOA® - utilizado em diversas sapatilhas top de linha -, que garante ajustabilidade de forma simples e eficiente, milimetricamente, através de um botão rotativo localizado na área do peito do pé.

Sapatilha Giro Savix II

Além de tudo isso, sua palmilha conta com tratamento antimicrobiano que evita tanto o mau cheiro quanto a possibilidade de fungos com o uso constante, especialmente para quem tende a transpirar mais em longas pedaladas.

Estas sapatilhas de duas grandes marcas, Absolute e Giro, são perfeitas para o ciclismo de estrada com um toque a mais, sendo alguns dos principais lançamentos deste ano. Gostou das dicas? E aí, qual vai ser a sua escolha?