Série – Cuide da Sua Bike: conheça 3 cuidados com a bike que você precisa ter antes do pedal
12 de maio de 2021
Estamos iniciando a série Cuide da Sua Bike: são textos sobre manutenção de bicicleta para você saber tudo o que quer e precisa sobre o tema. Pra começar, vamos para o básico: é importante ter alguns cuidados com a bike e checar as condições dela antes de pedalar. O nome disso é manutenção preventiva - assim como é feito com um carro antes de uma viagem, é algo fundamental para aumentar a vida útil da bike, peças e componentes.
Neste texto, falamos sobre as dicas práticas de manutenção, que você pode fazer em casa.
“O que o ciclista precisa fazer é se conscientizar e realizar em casa uma limpeza e manutenção básica, mantendo sempre os componentes lubrificados. São tarefas simples e práticas, que podem até se tornar um hobby. Mas, caso a pessoa não goste, não tenha tempo ou não sente confiança, o melhor é procurar um mecânico de confiança para não expor o equipamento a maiores riscos”, aconselha Leonardo Nascimento, especialista em mecânica e responsável técnico da Isapa.
Mas como fazer isso? Veja a seguir os 3 cuidados com a bike indicados pelo nosso especialista.
1- Verifique se o pneu precisa ser calibrado
Lembre-se de manter sempre os pneus calibrados, de acordo com o peso. Mas saiba também que um pneu bem calibrado não é necessariamente um pneu super cheio. A depender da modalidade e objetivo é até possível uma calibragem mais baixa, mas a dica fica para sempre verificar na lateral do pneu que usa, geralmente ali está a indicação da pressão mínima e máxima que podem ser utilizadas. Então, basta somente seguir essa orientação quando for calibrar.
E como saber se o pneu precisa ser calibrado? É simples. O pneu dá alguns sinais, é algo até visual. Basta você segurar a roda para ter uma base e pressioná-lo com os dedos; se ele estiver muito “molenga”, com certeza está murcho, você vai sentir. Está na hora de calibrar.
É importante saber que o pneu muito murcho pode trazer riscos à segurança, além de poder prejudicar o aro e os raios da roda. Uma dica válida que pode se tornar um hábito é verificar e calibrar pelo menos 1 vez por semana. Isso é importante porque mantém a bike com uma alta eficiência, seja mountain bike, estrada ou urbana, lembrando sempre de respeitar as instruções do fabricante.
2- Cheque as pastilhas de freios
O freio é o item de segurança número 1, um componente que literalmente vai te proteger e salvar sua vida, por isso qualquer descuido é perigoso. É bom exercitar o seu olhar e prestar atenção aos sinais que ele dá.
Se você usa freios comuns, tipo v-brake, a verificação mínima, é: olhe bem para a pastilha e confira se está muito desgastada, se estiver muito próxima da base é hora de trocar; caso você sinta que a pastilha está raspando na roda ou o cabo está um pouco frouxo, é hora de levar na sua oficina mecânica de bike de confiança.
Um teste fácil de se fazer é levantar a bike e girar a roda da frente, se ela estiver rodando livre, está tudo bem. Se por acaso estiver pegando no freio, será preciso ao menos um ajuste e alinhamento. É importante não negligenciar esse tipo de cuidado com a bike: pode ter sérios problemas durante a pedalada, correndo mais riscos de acidentes.
Quem usa bike com freio a disco, a dica é se atentar a possíveis chiados e barulhos que a pastilha pode fazer quando muito próxima ao rotor do disco. Isso é um sinal que ela está muito desgastada e é necessário substituir, afinal eles também têm uma vida útil que é preciso respeitar. Se você usa a bike com o freio assim, desgastado, ele pode começar a raspar e entrar em atrito com o disco do freio, gerando um superaquecimento que ocasiona na falta de freio.
Outra dica importante é quanto à limpeza, que pode ser feita em casa. É comum o rotor acumular com facilidade resíduos de poeira, terra e qualquer tipo de sujeira, o que também ocasiona ruídos e pode prejudicar a frenagem.
Primeiro, nunca utilize o famigerado óleo WD ou qualquer outro tipo de lubrificante para a finalidade de limpeza. No máximo, com relação ao freio, limpar o rotor com papel toalha e detergente neutro.
Mas se você quer ser ciclista consciente e conservar seu equipamento com boa performance, o melhor mesmo a se fazer é utilizar produtos específicos para isso. A Algoo Sports e a Finish Line, por exemplo, possuem seus próprios limpa freios, fáceis de usar em casa.
Mas lembre-se: esses cuidados em casa não substituem uma revisão periódica completa com profissionais.
3- Mantenha corrente e transmissão lubrificadas
Antes de sair pra pedalar, outra coisa que é essencial é sempre verificar se há necessidade de lubrificação na transmissão. Ela é composta pelas coroas, corrente, cassete, movimento central e pedivela. Ou seja, todo o sistema responsável por transmitir a força das suas pernas à rotação das rodas e movimentação da bicicleta.
É importante que o sistema seja lubrificado, mas não tanto, existe um ponto ideal. É possível saber se está muito seca tanto pelo visual quanto pelo som que emite, já que uma corrente sem lubrificação faz mais barulho que o normal.
A partir disso, existe os tipos de óleo certos para o tipo de terreno e condições climáticas que geralmente usa: para tempo seco é um tipo, para dias úmidos ou chuvosos, outro.
Como já dissemos aqui, a limpeza faz parte da manutenção preventiva. E, se é assim, para sua bike rodar bem ela precisa estar com a relação e o kit de transmissão muito bem limpos e lubrificados, sempre! Neste vídeo você descobre como limpar de forma simples, com os produtos certos.
Manutenção preventiva X manutenção corretiva
Basicamente, a diferença entre elas é o valor, porque a manutenção preventiva é muito mais barata se você tiver os cuidados com a bike em casa, antes de pedalar e depois. Usando os produtos certos e adequados, os componentes duram muito mais. Já a manutenção corretiva sai muito mais cara, pois pode comprometer o bolso e as condições da bike como um todo, a longo prazo.
Se a prevenção é o melhor remédio, é importante exercitar pelo menos esses 3 cuidados básicos com a bike, tornando-os hábitos SEMPRE que for pedalar. A manutenção da bicicleta está diretamente relacionada à prolongação da sua vida útil e, por consequência, a economia que o ciclista pode ter.
Por isso, é preciso que você pratique esse olhar e siga à risca esses cuidados com a bike. Porque quanto mais você cuida, mais ela dura. E quanto mais você pedala, mais atenção à manutenção. E aí não importa qual seja o modelo da sua bike, se você pedala por lazer, mobilidade urbana ou é atleta profissional.
A preocupação com a sua bicicleta deve ser a mesma, independentemente do valor que investiu nela. Então, vamos cuidar daquilo que a gente gosta, é ou não é? Até o próximo post.