Cuidados com a bicicleta que você deve ter uma vez por semana e uma vez por mês
28 de setembro de 2021
Chegamos ao segundo volume da série sobre o passo a passo da manutenção: quando você precisa fazer cada passo para cuidar direitinho da sua bicicleta. Desta vez, a Absolute Bike traz todos os cuidados que você precisa ter com a sua bicicleta periodicamente – uma vez por semana e uma vez por mês.
Se você ainda não sabe quais são os 4 textos que iremos produzir, são os seguintes:
- um com tudo o que você precisa fazer antes e depois de cada pedalada.
- um com tudo o que você deve fazer uma vez por semana e uma vez por mês (este que você está lendo agora).
- um com tudo o que você deve fazer uma vez por mês ano.
- outro, para finalizar, com os cuidados com acessórios e peças de vestuário.
Lembrando: essa série é para você saber o passo a passo de quando precisa fazer cada manutenção. Para saber como verificar cada um destes passos, este texto aqui tem tudo o que você precisa.
Vamos pra segunda parte!
Cuidados com a bicicleta que você deve ter toda semana
Cuidar bem da sua bike é fundamental para ter mais segurança no pedal e também para que seus equipamentos durem o maior tempo possível. Os cuidados abaixo são importantes que sejam feitos 1 vez por semana. Mas é bom lembrar: se você pedala altas quilometragens por vez, é bom realizar esses procedimentos a cada dois pedais.
- Limpar a corrente
Mesmo que você não tenha conhecimento técnico suficiente ou não curta cuidar da parte mecânica da sua bike, é importante que você faça essa limpeza semanalmente. Até porque levar a sua bicicleta para levar a cada 7 dias não faz muito sentido, né?!
Pelo menos superficialmente é fundamental que você limpe a corrente: passe pelas roldanas, as coroas e toda a transmissão. E não precisa gastar dinheiro com isso, um papel toalha ou aqueles panos tipo Perfex, junto de um detergente de pH neutro, resolvem o problema.
Essa limpeza é fundamental para que todo o conjunto da sua bicicleta funcione da maneira correta e evite que você tenha problemas.
- Conferir a lubrificação da corrente
Uma corrente bem lubrificada não é artigo de luxo: seu sistema de transmissão vai funcionar muito, mas muito melhor com a corrente deslizando lisinha e sem engripar. Mais do que isso, uma corrente funcionando bem vai, inclusive, tornar sua pedalada mais leve – afinal, se ela estiver sem lubrificação você vai precisar fazer mais força para que ela se encaixa corretamente nos dentes da catraca (além de desgastar rapidamente a corrente).
Para saber como limpar e lubrificar corretamente sua corrente, este vídeo conta o passo a passo.
- Limpeza superficial da bicicleta
É importante dar uma limpada geral em toda a bicicleta. Tirar a poeira e o excesso de terra, porque esse é o tipo de coisa que se você descuidar pode trazer problemas.
Aproveite o processo para checar os pneus com mais cuidado. Especialmente para quem pedala em acostamento de estradas: é comum entrar aquelas limalhas de ferro no pneu, que demoram para causar problemas, mas acabam deixando seu pneu murcho.
Cuidados com a bicicleta que você deve ter uma vez por mês
Como você pode perceber, os cuidados semanais são mais de limpeza e verificação. Durante estas etapas, se você perceber algo de diferente e que precise ser revisto não pense duas vezes: antecipe algumas das etapas abaixo.
Agora se tudo ocorreu de maneira normal, anote as dicas abaixo e cuide de sua bicicleta do jeito certo. Reserve um tempo por mês para realizar estes processos:
- Conferir o torque das principais peças do cockpit
Pode parecer que não, mas com o uso é mais comum do que se imagina que parafusos da sua bike acabem afrouxando um pouco. Por isso, é importante conferir todos eles – especialmente das peças que estão na parte frontal da bicicleta: mesa, abraçadeira do canote, manetes, etc.
- Lubrificar a corrente
Como já falamos no item anterior, a corrente da bicicleta é importantíssima para um bom funcionamento da bicicleta. E até para que a sua pedalada seja mais prazerosa. Por isso, uma vez por mês é a vez de cuidar dela como se fosse a coisa mais importante da sua vida.
Mais do que limpar e completar o óleo, é importante tirar a corrente e deixá-la bem limpa, com a lubrificação correta. Se você utiliza um lubrificante tradicional, pode inclusive fazer a lubrificação e sair pra pedalar.
Hoje em dia, porém, o mais utilizado é o à base de cera. Estes modelos, quando aplicados pela primeira vez, precisam de um tempo pra que a cera seque e grude da forma correta na corrente. Se lubrificar e for pedalar, a lubrificação sai da corrente e aí não adianta nada.
A dica é: lubrifique no dia anterior ao que for sair pra pedalar. E para um bom funcionamento e durabilidade, é bem importante fazer isso uma vez ao mês.
- Limpeza mais detalhada
Se você seguir nossa dica anterior e der uma limpeza superficial semanalmente, quando chegar na limpeza bruta de todo mês seu trabalho vai estar facilitado.
Nesta, porém, é importante prestar mais atenção ao estado geral: não economize tempo, dedique um olhar atento e carinhoso para todas as partes da bicicleta. Se você tem uma mountain bike, dê atenção especial às hastes da suspensão - se estiverem muito secas, lubrifique o garfo da maneira correta com lubrificantes específicos para este fim.
- Limpar detalhadamente a transmissão
A transmissão da bicicleta é fundamental. Um sistema de marchas funcionando de maneira correta vai levar sua experiência de pedalar a níveis de satisfação e diversão superiores.
Aqui é importante ter um cuidado extra: desmontar o câmbio traseiro, deixar as roldanas bem limpas, focar bem na corrente e fazer uma lavagem completa na bicicleta.
Se você preferir, leve sua bicicleta mensalmente a uma oficina de bicicletas capacitada para realizar esse serviço. Mas não se esqueça de fazer!
Ficou com alguma dúvida? Caso queira, basta mandar sua pergunta através do Instagram da Absolute Bike.