Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro: as rodas favoritas de Raiza Goulão e José Gabriel chegam ao Brasil

11 de setembro de 2023

As rodas favoritas de atletas multicampeões, como José Gabriel e Raiza Goulão chegam oficialmente ao mercado brasileiro

 A Reynolds, um dos mais renomados fabricantes de rodas de bicicleta em fibra de carbono do mundo, acaba de apresentar no Brasil mais uma novidade para quem busca altíssimo desempenho em treinos e competições de cross-country: as rodas Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro, modelo utilizado por José Gabriel e Raiza Goulão na luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Certamente, criar rodas para cross-country competitivo de alto nível não é tarefa fácil. Afinal, além de serem leves para as subidas e acelerações, elas também precisam ser rígidas lateralmente, para aguentar a potência de alguns dos atletas mais fortes do mundo – mas sem perder a flexibilidade vertical, que garante mais conforto e tração para a bike. 

De quebra, elas devem ser extremamente fortes, para tolerarem os abusos das pistas de XCO modernas, que são repletas de saltos, rock gardens e raízes que, há alguns anos, só eram encontrados em corridas de downhill e enduro. Felizmente, as Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro atendem a todos estes requisitos:

“As novas rodas Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro são incríveis! A roda mais leve que já usei, e olha que já usei várias marcas internacionais. Elas são extremamente rígidas, não torcem, não fazem barulhos quando aplico força e têm os cubos Industry9 Hydra, uma tecnologia patenteada que dispensa comentários! Eles têm rolagem mais livre que o normal e sem nenhuma “folga” no engate, o que deixa as retomadas de curvas ainda mais precisas. São as melhores”, afirmou José Gabriel em uma recente entrevista. 

Como disse o atleta, um dos segredos das Blacklabel 309/289 XC Pro está no cubo exclusivo, fabricado pela renomada Industry9, em alumínio usinado em CNC, que garante alta durabilidade, com engates ultra precisos e rápidos, a cada 0.52 graus, contra 6 ou 10 graus de outros fabricantes.

Além da construção hookless, os aros das rodas apostam em um material chamado IDM (Impact Dispersing Matrix) e no padrão de construção MR5 (Mountain Rim 5) da Reynolds, que juntos oferecem resistência extrema contra impactos, além de 5 tipos de laminação diferente, para que ada parte da estrutura se comporte da forma ideal. Na dianteira, a largura interna é de 30mm, o que proporciona mais estabilidade lateral para o pneu nas curvas – para economizar peso, melhorar o conforto e aumentar a proteção contra impactos, o aro traseiro tem 28mm de largura interna.

Montadas com 24 raios Sapim CX-Ray na dianteira e 28 na traseira, as rodas Blacklabel 309/289 XC Pro pesam apenas 1486 gramas o par, número que fica ainda mais impressionante quando lembramos que elas têm garantia vitalícia contra defeitos de fabricação e são indicadas para uso, inclusive, em bikes de trail, com 130 ou 140mm de curso.

As novas rodas Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro já estão à venda nas melhores bike shops do Brasil, com núcleo nos padrões Shimano Micro Spline ou SRAM XD, pelo preço sugerido de R$ 18.999,00

Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro – Ficha técnica

-Diâmetro do aro: 29”

-Largura externa do aro – Frente: 35,5 mm | Traseira: 33,5 mm 

-Largura interna do aro – Frente: 30 mm | Traseira: 28 mm 

-Altura do aro: 21 mm 

-Material do aro: Fibra de carbono 

-Construção: Hookless, pronto para tubeless, Tecnologia de construção Mountain Rim 5 (MR5) 

-Cubo: Dianteira i9 Hydra | Traseira i9 Hydra 

-Raios: Sapim CX-Ray 24 frente, 28 traseira

-Nipples: Alumínio | Externo 

-Engate: 0,52°  

-Interface de freio: Certerlock

 -Freehub: Shimano Micro Spline ou SRAM -XD

-Acompanha: válvulas tubeless | Fita Tubeless instalada 

-Peso: 1468g (conjunto), Frente (689g), Traseira (797g)

Mais informações no site da Reynolds.