Presente, passado e futuro juntos: Isapa representa marcas que contam a história da bicicleta
16 de maio de 2024
Quanto mais tempo uma marca tem, mais inovadora ela fica. A frase pode até soar estranha à primeira vista, mas pense com a gente: se o mundo muda a cada segundo, e cada vez mais rápido, como uma empresa se mantém viva ano após anos se não for pela inovação? Seja na forma de produzir, na forma de lidar com o mercado ou internamente, se manter em constante atualização - e, às vezes, em revolução - é o que faz o sucesso de uma companhia.
Neste caso, falamos especificamente do segmento ciclístico. E, sem sombra de dúvidas, o mercado brasileiro de bicicletas é um dos mais particulares do mundo. Não tem outra forma: justamente por entender os meandros e detalhes dos consumidores e lojistas do Brasil que a Isapa se tornou uma das maiores e mais bem estabelecidas importadoras e distribuidoras de peças, componentes, acessórios e vestuário para bicicletas do país.
Lá se vão mais de 60 anos de história. História que se consolida, ano após ano, não apenas pelo que a Isapa faz, mas pela parceria com marcas que traduzem esse mesmo espírito de pioneirismo e inovação.
Pioneirismo por abrir caminhos, por fazer algo que antes nunca ninguém havia feito. Por iniciar uma tradição e se manter fiel a ela ao longo dos anos.
Inovação por não se permitirem acomodação, por entenderem o que o mercado quer, irem atrás e trazerem novidades às lojas.
A união destas duas características é o caminho para algo que, para a Isapa, é inegociável: prezar pela qualidade, pela excelência. Assim se transformam em marcas que continuam vivas ao longo dos anos não porque são as mais baratas, mas porque os produtos têm qualidade acima da média.
Assim foi construída a Isapa: com uma história de investimento em marcas inovadoras, tradicionais e pioneiras no mercado mundial. E em qualquer segmento do mercado da bicicleta, indo do high-end ao mais básico.
Até mesmo por isso, atualmente é possível encontrar no nosso portfólio uma variedade de fabricantes que fizeram, e ainda fazem, história no mundo do ciclismo.
Do inventor da bomba de pneus ao inventor do cavalete de oficina
Câmbios, ferramentas, freios, suspensão: atualmente, ao sentar em uma bicicleta, nós nem reparamos que tudo aquilo que torna sua pedalada melhor foi inventada ou aprimorada por alguém. Aqui abaixo você confere algumas dessas marcas - e o que elas colocaram no mercado pela primeira vez.
Este é o caso, por exemplo, da francesa Zéfal. A marca foi relançada no Brasil há alguns anos pela Isapa e é a criadora de itens como a válvula Presta, o firma-pé, bombas telescópicas e a primeira bomba de mão super leve feita em alumínio, ainda em 1937.
Hoje, o fabricante segue inovando com produtos como o cabo retrátil Zéfal Bike Taxi, sistema que permite rebocar adultos e crianças de bicicleta, que recebeu o prêmio Design & Innovation Award 2023, na categoria Melhor equipamento para Off-Road.
A Park Tool, outra empresa que faz parte do portfólio da Isapa há muitos anos, foi a responsável pela invenção de boa parte das ferramentas exclusivas para bicicletas que fazem parte de qualquer oficina moderna. O cavalete de trabalho, por exemplo, foi inventado em 1956 por Howard Hawkins e Art Engstrom, fundadores da Park Tool, que na época eram donos de uma bicicletaria em Minnesota, Estados Unidos.
Mas a Isapa trabalha com dezenas de outras marcas de enorme relevância como a Bell, que inventou os primeiros capacetes modernos de bicicleta, feitos de casca de plástico rígido e forro de isopor, o Bell Biker foi criado em 1975. Antes dele, ciclistas utilizavam capacetes no estilo Hairnet, construídos com tiras de borracha cobertas de couro, oferecendo muito pouca proteção.
E por falar em segurança, e também em desempenho, a Hayes, fabricante que passou a ser representado e distribuído pela Isapa recentemente. Foi a criadora dos primeiros sistemas de freio a disco hidráulicos realmente eficientes em bicicletas, algo que aconteceu em 1997 com a introdução do Hayes Mag.
Hoje, modelos como o Dominion A4, para Enduro e DH, estão presentes nas bikes dos pilotos mais rápidos do mundo, inclusive na de Charlie Hatton, britânico que venceu o Campeonato Mundial de DH em 2023.
Inovações que não param
Além de todos estes exemplos, a importadora também trabalha com marcas como a Manitou, cujo fundador Doug Bradbury inventou, em 1990, o primeiro garfo de suspensão moderno para bicicletas, com molas de elastômero em 50 mm de curso.
Também somos representantes da Reynolds, empresa criada em 1841 com duas inovações incríveis: em 1897 desenvolveu a tecnologia dos tubos de espessura variável e em 1976 o tratamento térmico. Atualmente, produz algumas das rodas de fibra de carbono mais leves e resistentes do mundo.
Por último, vamos citar a Protaper, a inventora do guidão para off-road sem barra de reforço, que atualmente equipa todas as mountain bikes e motos de cross do mundo, e também a Pirelli, que ainda em 1890 iniciou a produção experimental de pneus para velocípede - lançado em 1893, o Tipo Milando foi um dos primeiros pneus de bicicleta comercializados em larga escala do mundo.
Certamente, existem muitos outros produtos e tecnologias inventadas ou aperfeiçoadas por outras marcas que, no Brasil, são exclusivas da Isapa. Mas, achamos melhor parar o texto por aqui, se não ele vai acabar ficando maior que o catálogo de produtos Isapa.