Proteção para o seu pedal: você tem um cadeado para bicicleta realmente seguro?

17 de março de 2021

A pandemia trouxe um novo boom ao universo das bikes. Pessoas começaram a pedalar pra se deslocar ao trabalho, pra curtir trilhas e estradões, e tem quem pegou a bicicleta guardada pra voltar a rodar novamente. Esse novo cenário trouxe, consequentemente, um número maior de bikes nas ruas, mais pessoas e, infelizmente, outro efeito colateral: mais furtos e roubos. Como, então, se proteger? Uma das principais dicas é investir em um bom cadeado para bicicleta. Saiba como escolher o seu a seguir!

Só para se ter uma ideia, em São Paulo, a média é de um furto a cada hora!

Com novos ciclistas pedalando – um grande público inexperiente, que não tem ainda a consciência da exposição a furtos e roubos -, os cuidados se tornam até mais urgentes. Apostar na proteção e segurança do seu equipamento é fundamental - e nada melhor do que um bom cadeado específico para bicicleta.

Hoje, existem diversos modelos e tipos de cadeados que proporcionam a segurança desejada em diferentes situações.

Mas como escolher o melhor cadeado para o seu uso?

Antes de tudo, como a gente sempre fala para qualquer tipo de investimento, seja numa bike, peça, acessório ou componente: no caso do cadeado para bicicleta é fundamental compreender onde você vai usar, como e em que circunstância.

Faça uma autoentrevista

Pode parecer curioso, mas essa dica é bastante importante. A sua tarefa fica facilitada criando uma lista de cenários e possibilidades. Como por exemplo:

- Vou guardar minha bike numa garagem fechada?

- Onde estaciono a magrela existe proteção, alarme, portaria?

- Vou de um lugar fechado para outro fechado?

- Uso no deslocamento urbano e vou deixar a bike parada na rua ou num estacionamento compartilhado?

-Onde deixo a bike, existe equipamento adequado para prender a bike? Ou será em um poste ou grade?

-Quanto tempo a bike ficará exposta sem supervisão?

A partir dessas respostas, você passa para o segundo ponto

Qual cadeado escolher?

É fundamental que o seu cadeado seja bastante resistente, prático e que atenda a sua necessidade. Por isso, as respostas a essas perguntas podem guiar você para uma compra mais assertiva. É importantíssimo avaliar todos esses cenários para entender o nível de proteção e segurança que você vai precisar.

Além disso, é preciso olhar para a bike em si e entender o nível de exposição dos seus componentes. As rodas soltam por blocagem rápida, ou necessita alguma ferramenta? O selim tem blocagem rápida também? A ideia é dificultar o “trabalho” de qualquer pessoa que queira furtar ou roubar sua bike. Então, fixe na cabeça: quanto mais tempo e mais exposta ficar sua bike, maior o nível de proteção do cadeado que se deve investir.

Qual o modelo mais seguro?

Existem diversos modelos seguros, mas tudo depende do material produzido e da confiabilidade da marca. Evite produtos que não têm garantia ou que não são desenvolvidos por marcas reconhecidas pela qualidade – com a segurança da sua bicicleta não se brinca.

Para quem precisa trancar a bike por um tempo mais longo, seja na rua, num prédio ou num bicicletário, um cadeado da U-Lock é a melhor opção para minimizar o risco de furto. O modelo Onguard Neon oferece ótima segurança, inclusive contra martelos, formões e até inibindo o uso do pé de cabra.

Neste vídeo você pode ver como instalar o cadeado U-Lock Onguard Neon

Se você vai deixar a bike sem supervisão por alguns minutos e precisa de praticidade, talvez prefira um modelo mais tradicional, em estilo espiral. Caso opte por um neste padrão, escolha um feito de cabo de aço de alta resistência, levando em conta que quanto mais grosso o cabo, mais seguro é a peça – como é o caso do Onguard Akita.

Para quem procura por um modelo mais compacto, uma ótima opção são os cadeados dobráveis, que tem baixo peso, são pequenos e estão sempre na bike, prontos para o uso. No Brasil, o cadeado Onguard dobrável une a versatilidade do cabo de aço com a segurança do U-Lock em único modelo.

É preciso sempre fazer essa reflexão, como sugerimos acima, para acertar na sua decisão. Lembre-se sempre de consultar especialistas e consultores de vendas, e mesmo amigos experientes do pedal. Dicas de quem pedala são sempre bem vindas.

Gostou das dicas? Então, se você quer pedalar sem preocupações de onde estacionar a bicicleta de forma segura, principalmente se estiver na rua e não existir algum bicicletário bem protegido, aposte na sua segurança!